17 de outubro de 2019

Capítulos de Livros

 As publicações encontram-se abaixo em ordem cronológica (os mais recentes estão no início da listagem). PARA ACESSAR TEXTO COMPLETO EM PDF, CLIQUE NO TÍTULO. 

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2019). Instrumentos de avaliação de habilidades sociais no Brasil. In M. N. Baptista e cols. (Orgs). Compêndio de Avaliação Psicológica (pp. 376-396). Petrópolis: Vozes. ISBN 978-85-326-6077-0

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2019). Studies on social skills and social competence in Brazil: A history in construction. In: S. H. Koller (Org.), Psychology in Brazil: Scientists Making a Difference. Cham (SWZ): Springer International Publishing (ISBN 978-3-030-11335-3).

Marturano, E. M., Del Prette, Z. A. P., Barham, E., Martinez, C. M. S., Santos, M. A., Pasian, S. R., Franca, A. B., Braz, A. C., Telles, C. O. A., Cassoni, C., Natividade, D. D., Gardinal-Pizato, E. C., Scorsolini-Comin, F., Pizeta, F. A., Queluz, F. N. F. R., Ferreira, H. G., Santis, L., Correia, M. R. G., Pinheiro, R. C., Pamplin, R. C. O., Medeiros, T. J., Leme, V. B. R. (2019). Psicologia Social e do Desenvolvimento ao longo do ciclo vital: Uma parceria bem-sucedida entre Portugal e Brasil (pp. 207-222.). In: C. Andrade, C. Antunes, J. Gato, l. Faria, M. Matias, & S. Coimbra. (OrgS.). Olhares sobre a Psicologia Diferencial. Porto: Legis Editora (ISBN: 9789897300585).

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2018). A relação entre habilidades sociais e análise do comportamento: história e atualidades. In: N. Kienen, S. R. de S. A. Gil, J. C. Luzia, & J. Gamba (Orgs). Análise do comportamento: conceitos e aplicações a processos educativos clínicos e organizacionais (pp. 39-53) Londrina: UEL, 2018 ((ISBN 978-85-7846-537-7).

Braz, A. C., Teixeira, C. M., & Del Pertte, Z. A. P. (2018). Habilidades sociais no desenvolvimento do adulto: o saudável e o patológico nas relações interpessoais. In M. A. dos Santos, D. Bartholomeu, & J. M. MOntiel (Orgs.,) Relações interpessoais no ciclo vital (pp.  237-254). São Paulo: Vetor (ISBN 9788575858660)

Del Prette, Z. A. P.; Falcone, E. M. O. & Murta, S. G.(2013). Contribuições do campo das habilidades sociais para a compreensão, prevenção e tratamento dos transtornos de personalidade. In: L. F. Carvalho, & R. Primi. (Org.). Perspectivas em psicologia dos transtornos da personalidade: Implicações teóricas e práticas (pp. 326-358). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2014). Paradigmas culturais, habilidades sociais e análise do comportamento. In: C, Vichi, E. M. Huziwara, H. M. Sadi & L. M. M. Postalli (Orgs.), Comportamento em foco(pp. 139-148). São Paulo: Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC (ISBN: 978-85-65768-02-3)

Del Prette, Z. A. P., Murta, S. G., Cangussú, E. D. A., & Del Prette, A. (2014). Habilidades sociais, stress e violência no namoro. In M. Lipp & V. Tricoli, Relacionamentos interpessoais no século XXI e o stress emocional (pp. 150-183). Novo Hamburgo: Sinopsys. (ISBN 978-85-64468-19-1)

França Freitas, M. L. P., Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P., (2014). Dotação e talento: o modelo de Gagné. In: R. C. Santos Souza, I. R. S. dos Anjos e M. L. P. França Freitas (Orgs.). Dotação e talento na educação inclusiva (pp. 53-74). São Cristóvão: Editora UFS.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Social Skills Inventory (SSI-Del-Prette): Characteristics and studies in Brazil. In: F. L. Osório (Org.), Social Anxiety Disorders: From Theory to Practice (pp. 49-62). Nova Iorque: Nova Science Publishers, ISBN 978-1-62417-826-9. (OBS.: Para imprimir é necessário uma senha, envie pedido para este e-mail; A password is required for printing, request it here)

Braz, A. C., Villa, M. B., Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Avaliando significância clínica e mudança confiável de um programa de habilidades sociais assertivas com idosos. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 109-126). São Carlos: EDUFSCar.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (no prelo). Intervenções baseadas em evidências e Método JT. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 11-25). São Carlos: EDUFSCar.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2012). Educação e saúde no Brasil: Estudos sobre habilidades sociais. In: M. Matos & G. Tomé (Orgs.), Aventura social: Promoção de competências e capital social para empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade – Volume 2: Intervenções com jovens na comunidade (pp. 418-422). Lisboa: Placebo LDA. ISBN- 978-989-8463-35-7.

Luna, R. C. M., & Del Prette, Z. A. P (2012). Promoção de habilidades sociais em crianças com dificuldades de aprendizagem: Resultados de um programa de capacitação de professores. In: E. T. D. M. Dias, M. F. P. C. Cunha & L. D. Paini (Orgs.), Psicologia e educação: uma interface entre saberes (pp. 11-34), Jundiaí: Paco Editorial (ISBN 978-85-8148-150-0).

Rocha, M. M., Villa, M. B., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Efeitos indiretos de um programa de habilidades sociais educativas sobre o desempenho social e escolar de crianças com TDAH no ambiente escolar. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 92-107). São Carlos: EDUFSCar.

Sá, L. G. C., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Dependentes químicos sob tratamento ambulatorial: análise de impacto sobre habilidades sociais. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 127-147). São Carlos: EDUFSCar.

Bráz, A. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa de habilidades sociais assertivas para idosos. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 231-260). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 19-56). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Práticas baseadas em evidência e treinamento de habilidades sociais. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 57-82). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., Rocha, M. M., & Del Prette, A. (2011). Programas de habilidades sociais na infância: Modelo triádico de intervenção com pais. In: Petersen, C. & Wainer, P. Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes: Ciência e Arte. (pp. 14-40). Porto Alegre: Artmed.

Lopes, D. C., &, Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa multimídia de habilidades sociais para crianças (PMHSC). In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 145-174). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pereira-Guizzo, C. S., & Del Prette, A. (2011). Programa de habilidades sociais profissionais para pessoas com deficiência física desempregadas. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 203-230). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Rocha, M. M., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa de habilidades sociais educativas com mães de crianças com déficit de atenção e hiperatividade. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 261-288). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2010). Testes informatizados na avaliação de habilidades sociais. In: M. C. R. Joly & C. T. Reppold (Orgs.), Estudos de testes Informatizados para Avaliação Psicológica e Educacional (pp.247-276). São Paulo, Casa do Psicólogo.

Oliveira, P. A., Braz, A. C., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, Z. A. P. (2010). Olhares sobre a comunicação não-verbal nas Habilidades Sociais. In: M. R. Garcia. (Org.), Sobre Comportamento e Cognição: Terapia Comportamental e Cognitiva (pp. 451-458). Santo André: ESETec.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2010). Programa vivencial de habilidades sociais: Características sob a perspectiva da análise do comportamento. In M. R. Garcia, P. Abreu, E. N. P. de Cillo, P. B. Faleiros, & P. P. Queiroz (Orgz.). Comportamento e Cognição: Terapia Comportamental e Cognitiva (pp. 127-139). Santo André: ESETec

Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2009). DVD educativo para a promoção de habilidades sociais: Perfil de um recurso audiovisual e multimídia. Anais de Trabalhos Completos da Anpedinha: Associação Nacional de Pesquisa em Educação.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Componentes não verbais e paralinguísticos das habilidades sociais. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 147-186). Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos.In: A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.

Vila, E. M., & Del Prette, A. (2009). Relato de um programa de treinamento de habilidades sociais com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem. In: S. R. de Souza, & V. B. Haydu. (Org.), Psicologia Comportamental Aplicada: Avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação (pp. 113-135). Londrina: EDUEL.

Pinheiro, M. I. S., Del Prette, A., & Del Prette, G. (2009). Crianças com problemas de comportamento: Uma proposta de intervenção via treinamento em grupo de paisIn: V. G. Haase, F. O. Ferreira, & F. J. Penna (Orgs.), Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 523-536). Belo Horizonte: Coopmed.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Adolescência e fatores de risco: A importância das habilidades sociais educativas. In: V. G. Haase, F. O. Ferreira, & F. J. Penna, (Orgs.), Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 503-522). Belo Horizonte: Coopmed.

Pereira, C. S., & Del Prette, A. (2008). Habilidades sociais em um grupo de pessoas com deficiência física: há diferença entre sexo? In: M. A. Almeida; E. G. Mendes, & M. C. P. I. Hayashi. (Orgs.), Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares (pp. 338-346).

Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2008). Habilidades sociais e comunicativas: Avaliação e intervenção junto a adultos com deficiência mental. In: E. G. Mendes, M. A. Almeida & M. C. P. I. Hayashi (Orgs.), Temas em Educação Especial: conhecimentos para fundamentar a prática (pp. 229-238).

Dias, T. P., Del Prette. A., Del Prette, Z. A. P., & Magalhães, T. (2008). Validade social das habilidades sociais sob a perspectiva do professor: Replicação com amostra ampliada. In: M. A. Almeida; E. G. Mendes & M. C. P. I. Hayashi. (Orgs.), Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares (pp. 347-35). Araraquara: Junqueira e Marin.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2008). Pais e professores contribuindo para o processo de inclusão: Que habilidades sociais educativas devem apresentar? In: E. G. Mendes, M. A. Almeida & M. C. P. I. Hayashi (Orgs.), Temas em Educação Especial: Conhecimentos para fundamentar a prática (pp. 239-256). Araraquara: Junqueira e Marin.

Rosin-Pinola, A. R., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2007). Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico.  Revista Brasileira de Educação Especial13(2), 239-256.

Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Avaliação de habilidades sociais-comunicativas de adultos deficientes mentais: Adaptando o children’s behavior scenario (CBS). In: A. Garcia (Org.), Relacionamento Interpessoal: Estudos e Pesquisas (pp. 22-33). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Bolsoni-Silva, A. T., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, G., Montagner, A. R., Bandeira, M., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais no Brasil: Uma análise dos estudos publicados em periódicos.  In: M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette, (Orgs.),Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 17-45). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Caballo, V. E., Del Prette, Z. A. P., Monjas, I., & Carrillo, G. (2006). La evaluación de las habilidades sociales en la vida adulta. In: V. E. Caballo (Org.), Manual para la evaluación cognitivo-conductual de los transtornos psicológicos (pp. 401-420). Madrid: Pirámide.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de habilidades sociais na escola: O método vivencial e a participação do professor. In: M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 143-160). São Paulo: Casa do Psicólogo

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Avaliação multimodal de habilidades sociais em crianças: Procedimentos, instrumentos e indicadores. In: Bandeira, M., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 47-68). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., Monjas, I., & Caballo, V. E. (2006). Evaluación de las habilidades sociales en niños. In: V. E. Caballo (Org.),Manual para la evaluación clinica de los transtornos psicológicos (pp. 373-399). Madrid: Pirámide.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Relações interpessoais e habilidades sociais: Articulando pesquisa, ensino e extensão. In: A. Garcia (Org.), Relacionamento Interpessoal: Estudos e Pesquisas (pp. 09-21). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Barreto, M. C. M. (2006). Treinamento de habilidades sociais em grupo com estudantes de Psicologia: Avaliando um programa de intervenção. In: M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 217-234). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Feitosa, F. B., Del Prette, Z. A. P. (2006). Social skills related to academic achievement: Reflections on special education interventions. In: A. Garcia (Org.), Relacionamento Interpessoal: Estudos e Pesquisas (pp. 34-39). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Murta, S. G., Del Prette, A., Nunes, F.C., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Problemas en la adolescencia: Contribuciones del entrenamiento en habilidades sociales In: J. C. Salamanca (Ed.), Manual de intervención psicológica para adolescentes: Ámbito de la salud y educativo (Unidade 1, Cap. 2) Colombia (Bogotá): PSICOM Editores. Veja o livro aqui.

Saldaña, M. R. R., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., Gasca, A., & Treviño, L. R. R. L. (2006). Entrenamiento en habilidades sociales para reducir indicadores depresivos en adolescentes mexicanos In: L.A. Oblitas (Org.), Manual de Psicología Clínica y de la Salud Hospitalaria (Cap. 48). Colombia (Bogotá): PSICOM Editores

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2005). A importância das tarefas de casa como procedimento para a generalização e validação do treinamento de habilidades sociais. In J. H. Guilhardi & N. C. Aguirre (Orgs.), Primeiros passos em Análise do Comportamento e Cognição (pp. 67-74). Santo André: ESETec.

Del Prette, A., & Del Prette & Del Prette, Z. A. P. (2005). Perguntas (im)pertinentes sobre a área de habilidades sociais. In: J. H. Guilhardi & N. C. Aguirre (Org.), Sobre Comportamento e Cognição: Expondo a variabilidade, 16, 5-13. Santo André: ESETec.

Villa, M. B., & Del Prette, Z. A. P. (2005). Habilidades sociais e satisfação conjugal: Um estudo de correlação In Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Livro de Artigos – IV Seminário de Pesquisa (Tomo II, pp. 501-511). USP: Ribeirão Preto

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2004). Treinamento de habilidades sociais com crianças: Como utilizar o método vivencial.In: C. E. Costa, J. C. Luzia e H. H. N. Sant’ Anna (Orgs.), Primeiros passos em Análise do Comportamento e Cognição (pp. 111-119). Santo André: ESETec.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2004). Avaliação do repertório social de crianças com necessidades educacionais especiais. In: Mendes, E. G.; Almeida, M. A., & Williams, L. C. A. (Orgs.), Temas em educação especial: Avanços recentes (pp. 149-158). São Carlos: EDUFSCar.

Araújo, A., & Del Prette, A. (2003). Acompanhamento terapêutico e reabilitação psicossocial: Resultados de uma pesquisa-intervenção. In: Z. A. Trindade & A. N. Andrade (Orgs.). Psicologia e saúde: Um campo em construção (pp. 101-128). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Aprendizagem socioemocional na escola e prevenção da violência: Questões conceituais e metodologia de intervenção. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 83-127). Campinas: Alínea.

Del Prette, A., & Prette, Z. A. P. (2003). Assertividade e religiosidade, muito além de uma rima. Em M. Z. S. Brandão & F. C. S. Conte (Orgs.), Falo ou não falo: Expressando sentimentos e comunicando idéias (pp. 141-157). Arapongas: Mecenas.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Treinamento assertivo: Ontem e hoje. In: C. E. Costa, J. C. Luzia e H. H. N. Sant’ Anna (Orgs.), Primeiros passos em Análise do Comportamento e Cognição (pp. 149-160). Santo André: ESETec.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Apresentação. In: A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Desenvolvimento, aprendizagem e habilidades sociais: Questões conceituais e metodológicas (pp. 7-12). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2004). Desenvolvimento interpessoal: Uma questão pendente no ensino universitário. In: E. Mercuri & S. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: Características e experiências de formação (pp. 105-128). Taubaté: Cabral.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Teoria e pesquisa sob um enfoque multimodal. In: A. Del Prette & A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 167-206). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P. (2003). Resenha: Psicologia Escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional.  Psicologia: Teoria e Pesquisa3(19), 293-293.

Martini, M. L., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Atribuições de causalidade para o fracasso escolar de alunos do ensino fundamental. In Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Livro de Artigos- IV Seminário de Pesquisa (Tomo II, pp. 256-265). USP: Ribeirão Preto.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2002). Transtornos psicológicos e habilidades sociais. In: Guilhardi, H. J., Madi, M. B. B., Queiroz, P. P., & Scoz, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para a construção da teoria do comportamento(pp. 377-386). Santo André: ESETec.

Saldaña, M. R. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2002). A importância da teoria da aprendizagem social na constituição da área do treinamento de habilidades sociais In: Guilhardi, H. J., Madi, M. B. B., Queiroz, P. P., & Scoz, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp. 269-283). Santo André: ESETec.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Habilidades sociais: Biologia evolucionária, sociedade e cultura.  In: Guihardi, H. J, Madi, M. B. B. P., Queiroz, P. P., & Scoz, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cogniçãoExpondo a variabilidade (pp. 65-75). Santo André: ESETec.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Habilidades sociais e educação: Pesquisa e atuação em psicologia escolar/educacional. In: Del Prette, Z.A.P (Org.), Psicologia Escolar, Saúde e Qualidade de Vida (pp. 113-141). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). O uso de vivências no THS. In: Marinho, M. M. & Caballo, V. E. (Orgs.), Psicologia Clínica e da Saúde (pp. 117-135). Londrina: Editora UEL/APICSA.

Kleijn, M. V. L. B., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Avaliação das condições escolares para o desenvolvimento interpessoal em alunos com retardo mental por meio da observação direta: Alguns resultados. In: Marquezine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shin, E. M. (Orgs.), Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial II (pp. 241-247). Londrina: Editora UEL.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2000). Treinamento em habilidades sociais: Panorama geral da área. In: Haase, V. G., Rothe-Neves, R. C. Käppler, Teodoro, M. L. M., & Wood, G. M. O. (Eds.), Psicologia do Desenvolvimento: Contribuições Interdisciplinares (pp. 249-264). Belo Horizonte: Health.

Del Prette, Z. A. P. (1999). Psicologia, educação e LDB: Novos desafios para velhas questões? In: Guzzo, R. L. (Org.), Psicologia Escolar e a nova conjuntura educacional brasileira (pp. 11-34). Campinas: Átomo.

Araújo, A., & Del Prette, A. (1998). O acompanhamento terapêutico no processo de reabilitação psicossocial de pacientes psiquiátricos com longa história de internação. In: Marquexine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shimazaki, E. M. (Orgs.), Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial(pp. 203-206). Londrina: Editora UEL.

Del Prette, A., & Pastori, F. B. H. (1998). A infância e os processos de categorização das diferenças sócio-econômicas: A construção da identidade social. In: Marquexine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shimazaki, E. M. (Orgs.),Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial (pp. 157-160). Londrina: Editora UEL.

Paula, J. A., & Del Prette, Z. A. P. (1998). Habilidades sociais em crianças com história de fracasso escolar: Uma proposta de intervenção. In: Marquexine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shimazaki, E. M. (Orgs.), Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial (pp. 165-170). Londrina: Editora UEL.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (1997). Habilidades sociais e construção de conhecimento em contexto escolar. In: Zamignani, D. R. (Org.), Sobre comportamento e cognição: A aplicação da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-Comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos (vol. 3, pp. 234-250). São Paulo: AirBytes.

Del Prette, A. (1996). A questão dos modelos de análise e o futuro da psicologia social. In: Camin, L., & Menandro, P. R. (Orgs.),A sociedade na perspectiva da Psicologia: Questões teóricas e metodológicas (pp. 120-128). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1996). Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional. In: Wechsler, S. M. (Org.), Psicologia Escolar: Pesquisa, formação e prática (pp. 139-156). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P. (1996). A articulação entre a graduação e a pós-graduação na formação e atuação do psicólogo escolar/educacional. In: Novaes, M. H., & Brito, M. R. F. (Orgs.), Psicologia na Educação: Integração entre a graduação e a pós e subsídios à prática pedagógica (pp. 23-37). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).