Go to Top

Capítulos de Livros

 As publicações encontram-se abaixo em ordem cronológica (os mais recentes estão no início da listagem). PARA ACESSAR TEXTO COMPLETO EM PDF, CLIQUE NO TÍTULO.

Del Prette, Z. A. P.; Falcone, E. M. O. & Murta, S. G.(2013). Contribuições do campo das habilidades sociais para a compreensão, prevenção e tratamento dos transtornos de personalidade. In: L. F. Carvalho, & R. Primi. (Org.). Perspectivas em psicologia dos transtornos da personalidade: Implicações teóricas e práticas (pp. 326-358). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2014). Paradigmas culturais, habilidades sociais e análise do comportamento. In: C, Vichi, E. M. Huziwara, H. M. Sadi & L. M. M. Postalli (Orgs.), Comportamento em foco(pp. 139-148). São Paulo: Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC (ISBN: 978-85-65768-02-3)

Del Prette, Z. A. P., Murta, S. G., Cangussú, E. D. A., & Del Prette, A. (2014). Habilidades sociais, stress e violência no namoro. In M. Lipp & V. Tricoli, Relacionamentos interpessoais no século XXI e o stress emocional (pp. 150-183). Novo Hamburgo: Sinopsys. (ISBN 978-85-64468-19-1)

França Freitas, M. L. P., Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P., (2014). Dotação e talento: o modelo de Gagné. In: R. C. Santos Souza, I. R. S. dos Anjos e M. L. P. França Freitas (Orgs.). Dotação e talento na educação inclusiva (pp. 53-74). São Cristóvão: Editora UFS.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Social Skills Inventory (SSI-Del-Prette): Characteristics and studies in Brazil. In: F. L. Osório (Org.), Social Anxiety Disorders: From Theory to Practice (pp. 49-62). Nova Iorque: Nova Science Publishers, ISBN 978-1-62417-826-9. (OBS.: Para imprimir é necessário uma senha, envie pedido para este e-mail; A password is required for printing, request it here)

Braz, A. C., Villa, M. B., Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Avaliando significância clínica e mudança confiável de um programa de habilidades sociais assertivas com idosos. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 109-126). São Carlos: EDUFSCar.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (no prelo). Intervenções baseadas em evidências e Método JT. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 11-25). São Carlos: EDUFSCar.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2012). Educação e saúde no Brasil: Estudos sobre habilidades sociais. In: M. Matos & G. Tomé (Orgs.), Aventura social: Promoção de competências e capital social para empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade – Volume 2: Intervenções com jovens na comunidade (pp. 418-422). Lisboa: Placebo LDA. ISBN- 978-989-8463-35-7.

Luna, R. C. M., & Del Prette, Z. A. P (2012). Promoção de habilidades sociais em crianças com dificuldades de aprendizagem: Resultados de um programa de capacitação de professores. In: E. T. D. M. Dias, M. F. P. C. Cunha & L. D. Paini (Orgs.), Psicologia e educação: uma interface entre saberes (pp. 11-34), Jundiaí: Paco Editorial (ISBN 978-85-8148-150-0).

Rocha, M. M., Villa, M. B., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Efeitos indiretos de um programa de habilidades sociais educativas sobre o desempenho social e escolar de crianças com TDAH no ambiente escolar. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 92-107). São Carlos: EDUFSCar.

Sá, L. G. C., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Dependentes químicos sob tratamento ambulatorial: análise de impacto sobre habilidades sociais. In: M. B. Villa, A. A. R. Aguiar, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT (pp. 127-147). São Carlos: EDUFSCar.

Bráz, A. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa de habilidades sociais assertivas para idosos. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 231-260). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 19-56). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Práticas baseadas em evidência e treinamento de habilidades sociais. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 57-82). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., Rocha, M. M., & Del Prette, A. (2011). Programas de habilidades sociais na infância: Modelo triádico de intervenção com pais. In: Petersen, C. & Wainer, P. Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes: Ciência e Arte. (pp. 14-40). Porto Alegre: Artmed.

Lopes, D. C., &, Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa multimídia de habilidades sociais para crianças (PMHSC). In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 145-174). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pereira-Guizzo, C. S., & Del Prette, A. (2011). Programa de habilidades sociais profissionais para pessoas com deficiência física desempregadas. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 203-230). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Rocha, M. M., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Programa de habilidades sociais educativas com mães de crianças com déficit de atenção e hiperatividade. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Prette, (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 261-288). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2010). Testes informatizados na avaliação de habilidades sociais. In: M. C. R. Joly & C. T. Reppold (Orgs.), Estudos de testes Informatizados para Avaliação Psicológica e Educacional (pp.247-276). São Paulo, Casa do Psicólogo.

Oliveira, P. A., Braz, A. C., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, Z. A. P. (2010). Olhares sobre a comunicação não-verbal nas Habilidades Sociais. In: M. R. Garcia. (Org.), Sobre Comportamento e Cognição: Terapia Comportamental e Cognitiva (pp. 451-458). Santo André: ESETec.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2010). Programa vivencial de habilidades sociais: Características sob a perspectiva da análise do comportamento. In M. R. Garcia, P. Abreu, E. N. P. de Cillo, P. B. Faleiros, & P. P. Queiroz (Orgz.). Comportamento e Cognição: Terapia Comportamental e Cognitiva (pp. 127-139). Santo André: ESETec

Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2009). DVD educativo para a promoção de habilidades sociais: Perfil de um recurso audiovisual e multimídia. Anais de Trabalhos Completos da Anpedinha: Associação Nacional de Pesquisa em Educação.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Componentes não verbais e paralinguísticos das habilidades sociais. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 147-186). Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos.In: A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.

Vila, E. M., & Del Prette, A. (2009). Relato de um programa de treinamento de habilidades sociais com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem. In: S. R. de Souza, & V. B. Haydu. (Org.), Psicologia Comportamental Aplicada: Avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação (pp. 113-135). Londrina: EDUEL.

Pinheiro, M. I. S., Del Prette, A., & Del Prette, G. (2009). Crianças com problemas de comportamento: Uma proposta de intervenção via treinamento em grupo de paisIn: V. G. Haase, F. O. Ferreira, & F. J. Penna (Orgs.), Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 523-536). Belo Horizonte: Coopmed.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Adolescência e fatores de risco: A importância das habilidades sociais educativas. In: V. G. Haase, F. O. Ferreira, & F. J. Penna, (Orgs.), Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 503-522). Belo Horizonte: Coopmed.

Pereira, C. S., & Del Prette, A. (2008). Habilidades sociais em um grupo de pessoas com deficiência física: há diferença entre sexo? In: M. A. Almeida; E. G. Mendes, & M. C. P. I. Hayashi. (Orgs.), Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares (pp. 338-346).

Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2008). Habilidades sociais e comunicativas: Avaliação e intervenção junto a adultos com deficiência mental. In: E. G. Mendes, M. A. Almeida & M. C. P. I. Hayashi (Orgs.), Temas em Educação Especial: conhecimentos para fundamentar a prática (pp. 229-238).

Dias, T. P., Del Prette. A., Del Prette, Z. A. P., & Magalhães, T. (2008). Validade social das habilidades sociais sob a perspectiva do professor: Replicação com amostra ampliada. In: M. A. Almeida; E. G. Mendes & M. C. P. I. Hayashi. (Orgs.), Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares (pp. 347-35). Araraquara: Junqueira e Marin.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2008). Pais e professores contribuindo para o processo de inclusão: Que habilidades sociais educativas devem apresentar? In: E. G. Mendes, M. A. Almeida & M. C. P. I. Hayashi (Orgs.), Temas em Educação Especial: Conhecimentos para fundamentar a prática (pp. 239-256). Araraquara: Junqueira e Marin.

Rosin-Pinola, A. R., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2007). Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico.  Revista Brasileira de Educação Especial13(2), 239-256.

Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Avaliação de habilidades sociais-comunicativas de adultos deficientes mentais: Adaptando o children’s behavior scenario (CBS). In: A. Garcia (Org.), Relacionamento Interpessoal: Estudos e Pesquisas (pp. 22-33). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Bolsoni-Silva, A. T., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, G., Montagner, A. R., Bandeira, M., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais no Brasil: Uma análise dos estudos publicados em periódicos.  In: M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette, (Orgs.),Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 17-45). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Caballo, V. E., Del Prette, Z. A. P., Monjas, I., & Carrillo, G. (2006). La evaluación de las habilidades sociales en la vida adulta. In: V. E. Caballo (Org.), Manual para la evaluación cognitivo-conductual de los transtornos psicológicos (pp. 401-420). Madrid: Pirámide.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de habilidades sociais na escola: O método vivencial e a participação do professor. In: M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 143-160). São Paulo: Casa do Psicólogo

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Avaliação multimodal de habilidades sociais em crianças: Procedimentos, instrumentos e indicadores. In: Bandeira, M., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 47-68). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., Monjas, I., & Caballo, V. E. (2006). Evaluación de las habilidades sociales en niños. In: V. E. Caballo (Org.),Manual para la evaluación clinica de los transtornos psicológicos (pp. 373-399). Madrid: Pirámide.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Relações interpessoais e habilidades sociais: Articulando pesquisa, ensino e extensão. In: A. Garcia (Org.), Relacionamento Interpessoal: Estudos e Pesquisas (pp. 09-21). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Barreto, M. C. M. (2006). Treinamento de habilidades sociais em grupo com estudantes de Psicologia: Avaliando um programa de intervenção. In: M. Bandeira, Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 217-234). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Feitosa, F. B., Del Prette, Z. A. P. (2006). Social skills related to academic achievement: Reflections on special education interventions. In: A. Garcia (Org.), Relacionamento Interpessoal: Estudos e Pesquisas (pp. 34-39). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Murta, S. G., Del Prette, A., Nunes, F.C., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Problemas en la adolescencia: Contribuciones del entrenamiento en habilidades sociales In: J. C. Salamanca (Ed.), Manual de intervención psicológica para adolescentes: Ámbito de la salud y educativo (Unidade 1, Cap. 2) Colombia (Bogotá): PSICOM Editores. Veja o livro aqui.

Saldaña, M. R. R., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., Gasca, A., & Treviño, L. R. R. L. (2006). Entrenamiento en habilidades sociales para reducir indicadores depresivos en adolescentes mexicanos In: L.A. Oblitas (Org.), Manual de Psicología Clínica y de la Salud Hospitalaria (Cap. 48). Colombia (Bogotá): PSICOM Editores

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2005). A importância das tarefas de casa como procedimento para a generalização e validação do treinamento de habilidades sociais. In J. H. Guilhardi & N. C. Aguirre (Orgs.), Primeiros passos em Análise do Comportamento e Cognição (pp. 67-74). Santo André: ESETec.

Del Prette, A., & Del Prette & Del Prette, Z. A. P. (2005). Perguntas (im)pertinentes sobre a área de habilidades sociais. In: J. H. Guilhardi & N. C. Aguirre (Org.), Sobre Comportamento e Cognição: Expondo a variabilidade, 16, 5-13. Santo André: ESETec.

Villa, M. B., & Del Prette, Z. A. P. (2005). Habilidades sociais e satisfação conjugal: Um estudo de correlação In Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Livro de Artigos – IV Seminário de Pesquisa (Tomo II, pp. 501-511). USP: Ribeirão Preto

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2004). Treinamento de habilidades sociais com crianças: Como utilizar o método vivencial.In: C. E. Costa, J. C. Luzia e H. H. N. Sant’ Anna (Orgs.), Primeiros passos em Análise do Comportamento e Cognição (pp. 111-119). Santo André: ESETec.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2004). Avaliação do repertório social de crianças com necessidades educacionais especiais. In: Mendes, E. G.; Almeida, M. A., & Williams, L. C. A. (Orgs.), Temas em educação especial: Avanços recentes (pp. 149-158). São Carlos: EDUFSCar.

Araújo, A., & Del Prette, A. (2003). Acompanhamento terapêutico e reabilitação psicossocial: Resultados de uma pesquisa-intervenção. In: Z. A. Trindade & A. N. Andrade (Orgs.). Psicologia e saúde: Um campo em construção (pp. 101-128). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Aprendizagem socioemocional na escola e prevenção da violência: Questões conceituais e metodologia de intervenção. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 83-127). Campinas: Alínea.

Del Prette, A., & Prette, Z. A. P. (2003). Assertividade e religiosidade, muito além de uma rima. Em M. Z. S. Brandão & F. C. S. Conte (Orgs.), Falo ou não falo: Expressando sentimentos e comunicando idéias (pp. 141-157). Arapongas: Mecenas.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Treinamento assertivo: Ontem e hoje. In: C. E. Costa, J. C. Luzia e H. H. N. Sant’ Anna (Orgs.), Primeiros passos em Análise do Comportamento e Cognição (pp. 149-160). Santo André: ESETec.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Apresentação. In: A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Desenvolvimento, aprendizagem e habilidades sociais: Questões conceituais e metodológicas (pp. 7-12). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2004). Desenvolvimento interpessoal: Uma questão pendente no ensino universitário. In: E. Mercuri & S. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: Características e experiências de formação (pp. 105-128). Taubaté: Cabral.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Teoria e pesquisa sob um enfoque multimodal. In: A. Del Prette & A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 167-206). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P. (2003). Resenha: Psicologia Escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional.  Psicologia: Teoria e Pesquisa3(19), 293-293.

Martini, M. L., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Atribuições de causalidade para o fracasso escolar de alunos do ensino fundamental. In Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Livro de Artigos- IV Seminário de Pesquisa (Tomo II, pp. 256-265). USP: Ribeirão Preto.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2002). Transtornos psicológicos e habilidades sociais. In: Guilhardi, H. J., Madi, M. B. B., Queiroz, P. P., & Scoz, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para a construção da teoria do comportamento(pp. 377-386). Santo André: ESETec.

Saldaña, M. R. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2002). A importância da teoria da aprendizagem social na constituição da área do treinamento de habilidades sociais In: Guilhardi, H. J., Madi, M. B. B., Queiroz, P. P., & Scoz, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp. 269-283). Santo André: ESETec.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Habilidades sociais: Biologia evolucionária, sociedade e cultura.  In: Guihardi, H. J, Madi, M. B. B. P., Queiroz, P. P., & Scoz, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cogniçãoExpondo a variabilidade (pp. 65-75). Santo André: ESETec.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Habilidades sociais e educação: Pesquisa e atuação em psicologia escolar/educacional. In: Del Prette, Z.A.P (Org.), Psicologia Escolar, Saúde e Qualidade de Vida (pp. 113-141). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). O uso de vivências no THS. In: Marinho, M. M. & Caballo, V. E. (Orgs.), Psicologia Clínica e da Saúde (pp. 117-135). Londrina: Editora UEL/APICSA.

Kleijn, M. V. L. B., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Avaliação das condições escolares para o desenvolvimento interpessoal em alunos com retardo mental por meio da observação direta: Alguns resultados. In: Marquezine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shin, E. M. (Orgs.), Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial II (pp. 241-247). Londrina: Editora UEL.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2000). Treinamento em habilidades sociais: Panorama geral da área. In: Haase, V. G., Rothe-Neves, R. C. Käppler, Teodoro, M. L. M., & Wood, G. M. O. (Eds.), Psicologia do Desenvolvimento: Contribuições Interdisciplinares (pp. 249-264). Belo Horizonte: Health.

Del Prette, Z. A. P. (1999). Psicologia, educação e LDB: Novos desafios para velhas questões? In: Guzzo, R. L. (Org.), Psicologia Escolar e a nova conjuntura educacional brasileira (pp. 11-34). Campinas: Átomo.

Araújo, A., & Del Prette, A. (1998). O acompanhamento terapêutico no processo de reabilitação psicossocial de pacientes psiquiátricos com longa história de internação. In: Marquexine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shimazaki, E. M. (Orgs.), Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial(pp. 203-206). Londrina: Editora UEL.

Del Prette, A., & Pastori, F. B. H. (1998). A infância e os processos de categorização das diferenças sócio-econômicas: A construção da identidade social. In: Marquexine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shimazaki, E. M. (Orgs.),Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial (pp. 157-160). Londrina: Editora UEL.

Paula, J. A., & Del Prette, Z. A. P. (1998). Habilidades sociais em crianças com história de fracasso escolar: Uma proposta de intervenção. In: Marquexine, M. C., Almeida, M. A., Tanaka, E. E. O., Mori, N. N. R., & Shimazaki, E. M. (Orgs.), Perspectivas Interdisciplinares em Educação Especial (pp. 165-170). Londrina: Editora UEL.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (1997). Habilidades sociais e construção de conhecimento em contexto escolar. In: Zamignani, D. R. (Org.), Sobre comportamento e cognição: A aplicação da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-Comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos (vol. 3, pp. 234-250). São Paulo: AirBytes.

Del Prette, A. (1996). A questão dos modelos de análise e o futuro da psicologia social. In: Camin, L., & Menandro, P. R. (Orgs.),A sociedade na perspectiva da Psicologia: Questões teóricas e metodológicas (pp. 120-128). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1996). Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional. In: Wechsler, S. M. (Org.), Psicologia Escolar: Pesquisa, formação e prática (pp. 139-156). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P. (1996). A articulação entre a graduação e a pós-graduação na formação e atuação do psicólogo escolar/educacional. In: Novaes, M. H., & Brito, M. R. F. (Orgs.), Psicologia na Educação: Integração entre a graduação e a pós e subsídios à prática pedagógica (pp. 23-37). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).