Go to Top

GT ANPEPP

Descrição da história e da composição do Grupo de Trabalho formado por pesquisadores dos diferentes núcleos do RIHS na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

O GT Relações Interpessoais e Competência Social, coordenado pelos Professores Dr. Almir Del Prette e Dra. Zilda A. P. Del Prette, é constituído por pesquisadores de várias instituições brasileiras, vinculados a programas de pós-graduação, que desenvolvem e orientam estudos na temática das habilidades sociais, coordenando núcleos de pesquisa (http://www.rihs.ufscar.br). Esse GT teve sua primeira participação no IX Simpósio da ANPEPP, realizado em 2002, e continuou se reunindo regularmente nos encontros de 2004, 2006, 2008 e 2010, 2012 e 2014. O objetivo do GT é a formação de pesquisadores e a ampliação da pesquisa sobre questões conceituais, empíricas e metodológicas pertinentes à temática das relações interpessoais e das habilidades sociais

em nosso país.

A agenda do GT inclui atividades de produção acadêmica de livros e artigos e intercâmbio por diferentes meios como: reuniões em congressos, bancas de qualificação ou defesa de pós-graduação, cursos e comunicações acadêmicas online. A produção do GT vem sendo cada vez mais reconhecida e valorizada em diferentes contextos de formação e a atuação dos profissionais de Psicologia e de outras áreas. Ao longo dos vários Simpósios da ANPEPP e no período entre eles, o GT mantém uma agenda de trabalho que incluiu discussões, publicações coletivas, projetos articulados, participações em bancas e em eventos conjuntos.

A visibilidade do GT Relações interpessoais e Competência Social e de seus produtos pode ser aferida na página web http://www.rihs.ufscar.br/equipe-1/nucleos-rihs-e-gt-anpepp e nas páginas correspondentes aos vários núcleos institucionais e interinstitucionais (http://www.rihs.ufscar.br/equipe-1), onde se encontram descritos os projetos, orientações, publicações etc., bem como a divulgação sistemática, nas demais páginas do website www.rihs.ufscar.br, dos eventos e produções dos pesquisadores vinculados ao GT. O grupo mantém também um fórum de discussão (http://br.groups.yahoo.com/group/gt-anpepp-2010/) para maior agilidade da comunicação e intercâmbio científico.

Pequeno histórico do GT-ANPEPP

Como uma das estratégias utilizadas pelo GT para atingir seus objetivos, em outubro de 2007 foi realizado na UFSCar o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS (I SIHS), sob a presidência da Profa. Dra. Zilda A. P. Del Prette, que contou com a participação de membros dos vários núcleos do grupo e de pesquisador internacional. Esse evento teve o apoio da FAPESP e o conjunto de Anais desse evento encontra-se em http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/i-sihs

O interesse que o I SIHS despertou levou o grupo a considerar a ampliação da abrangência e dimensão do evento. Em 2009, de 03 a 05 de junho, foi realizado nas dependências da UERJ, Rio de Janeiro o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS (II SIHS), que teve como tema “As habilidades sociais e a qualidade das relações interpessoais: Pesquisa, teoria e prática”. O evento contou com 393 participantes, incluindo pesquisadores e estudantes vindos de várias cidades do Brasil e de outros países (Argentina, Espanha, Portugal, Uruguai e Estados Unidos). Com o apoio da FAPERJ, UFSCar-PROEX, CNPq, UNIVERSO, ABPMC, SBTC e ATC-Rio e Editora Casa do Psicólogo, foram realizados 13 cursos pré-congresso, três miniconferências, 10 conferências, 16 mesas redondas, 52 comunicações livres e 36 painéis. Os Anais desse II SIHS, disponíveis em http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/anais-do-ii-sihs mostram a participação de todos os membros do GT na organização e na apresentação do estado da arte em teoria e pesquisa relacionada ao tema das habilidades sociais.

Em agosto de 2011, o GT realizou o III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS, com temática foiHabilidades Sociais: Cultura, Pesquisa e Prática”, na Universidade de Taubaté, com o apoio do CNPq, FAPESP, CAPES, FAPETI/UNITAU, Rede-Psi, Guia Taubaté, Comporte-se e Editoras: Vozes, Casa do Psicólogo, Vetor, ESETec, Global Cultura. Participaram 326 profissionais e estudantes, provenientes de 17 Estados brasileiros, representando 96 instituições de Ensino Superior. O evento contou com conferencistas internacionais e nacionais, tanto membros do GT como convidados externos. Ao todo, além das nove conferências foram apresentados 188 trabalhos distribuídos em 05 simpósios, 9 mesas redondas, 11 miniCursos, 6 sessões de “Primeiros Passos”, 5 de “Recursos Culturais Aplicados”, 7 de “Como eu faço”, 13 sessões de comunicação oral e 01 de vivência. Os Anais deste evento podem ser acessados em http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/livros/anais-do-iii-sihs

O IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais (IV SIHS) foi realizado na Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013 teve como tema “As habilidades sociais e as relações interpessoais: Diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e práticas”. O evento foi organizado pelo GT- Relações Interpessoais e Competência Social e por docentes e alunos da UNIVERSO, sob a presidência da Profa Dra. Adriana Benevides Soares (membro do GT). O evento reuniu mais de 300 congressistas vindos de várias cidades do Brasil e de vários países (especialmente Argentina, Espanha e Portugal). Foram apresentados 09 minicursos, 9 conferências, 8 mesas redondas, 63 comunicações livres e 43 painéis, sessões de audiovisuais e recursos visuais. O intercâmbio científico realizado neste congresso constituiu uma oportunidade ímpar de atualização de conhecimentos na área. O evento contou com apoios da FAPERJ, UERJ, FBTC, SBP, IBH, ICCP, CBPOT, MAGO, MENTE & CEREBRO, Jornal MomentoPSi e ABRAPEE. Os resumos dos trabalhos apresentados no evento foram disponibilizados no site do evento http://www.carolribeiro.com/wp/wp-content/uploads/2014/02/ivsihs-anais.pdf

Produção do GT-ANPEPP – Livros

Com base nos estudos realizados, o grupo organizou um primeiro livro HABILIDADES SOCIAIS, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM (organizado por Del Prette & Del Prette, 2003), além de outras publicações (artigos, capítulos) e atividades de intercâmbio acadêmico (bancas, simpósios conjuntos etc.).

No segundo encontro, em 2004, foi encaminhada a publicação de um novo livro ESTUDOS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E HABILIDADES SOCIAIS(organizado por Bandeira, Del Prette & Del Prette, 2006).

O primeiro capítulo deste livro apresenta uma análise dos artigos publicados em periódicos no Brasil, podendo-se constatar que a grande maioria produzida pelos participantes do grupo RIHS e GT-ANPEPP. Este e outros estudos que mapeiam a produção de conhecimento na área são discutidos no final deste trabalho.