Versão inicial deste instrumento

IHS-Del-PretteINVENTÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS(IHS-Del-Prette): MANUAL DE APLICAÇÃO, APURAÇÃO E INTERPRETAÇÃO.
Autores: Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette
Editora: Casa do Psicólogo
ISBN: 85.7396-137-6
(4ª edição em 2009, 1a. reimpressão em 2012, 1ª edição em 2001)OBS.: Apuração informatizada online

O Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) é um inventário com características psicométricas satisfatórias, aplicável à jovens no final da adolescência e adultos, tendo sido já objeto de várias pesquisas, inclusive com outros grupos e faixas etárias – ver os Estudos sobre/com o IHS-Del Prette.

Dentre suas principais características, pode-se destacar:

  • Diversidade de situações apresentadas nos itens, coerentemente com o conceito de habilidades sociais, que se agrupam em classes gerais de desempenho indispensáveis para relações satisfatórias e bem sucedidas;
  • Características psicométricas bastante favoráveis (aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia);
  • Facilidade de uso, com apenas 38 itens e aplicação prevista para no máximo 30 minutos.

ihs outra imagem

Na edição mais recente, acrescentamos umapêndice denominado  apuração simplificada dos resultados que apresenta ao usuário uma alternativa mais rápida, sem prejuízo dos objetivos do teste. Além disso, foram feitas correções de revisão e a atualização de referências bibliográficas.

Apuração informatizada online – já disponível!

O usuário deve solicitar, junto à Editora Casa do Psicólogo

o seu cadastramento e a senha que permitem o acesso à apuração online.

Descrição padronizada do IHS-Del-Prette

Extraída de:

Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.

O IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001) é um instrumento de autorrelato para avaliação de habilidades sociais, analisado e aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e disponibilizado em forma de uma caixa com materiais impressos (manual, fichas de aplicação e de apuração), com opção de apuração informatizada online.

Compõe-se de 38 itens, cada um descrevendo uma situação de relação interpessoal e uma demanda de habilidade para reagir àquela situação. O respondente deve estimar a freqüência com que reage da forma sugerida em cada item, considerando o total de vezes que se encontrou na situação descrita, e estimar a frequência de sua resposta em escala tipo Likert, com cinco pontos, variando de zero (nunca ou raramente) a 4 (sempre ou quase sempre). Em alguns itens há um fraseado “negativo”, ou seja, pontuação mais alta indica déficit de habilidades sociais, devendo-se, nestes, inverter a pontuação para a obtenção do escore. O IHS-Del-Prette produz um escore geral, referenciado à norma em termos de percentis, e escores em cinco subescalas de habilidades sociais:

  • F1 – Enfrentamento e Autoafirmação com Risco;
  • F2 – Autoafirmação na Expressão de Sentimento Positivo;
  • F3 – Conversação e Desenvoltura Social,
  • F4 – Autoexposição a Desconhecidos e Situações Novas, e
  • F5 – Autocontrole da Agressividade.

Além de um rol de publicações com e sobre o IHS-Del-Prette, outros estudos estão sendo conduzidos visando a ampliar suas normas de referência, inclusive com uma versão para idosos (IHSI, de Del Prette & Del Prette, 2007) que foi preliminarmente utilizada por Carneiro, Falcone, Clark, Del Prette e Del Prette (2007) produzindo resultados relevantes para a compreensão e intervenção sobre a qualidade de vida dessa população.