Psicologia das HS: Diversidade teórica e suas implicações

PSICOLOGIA DAS HABILIDADES SOCIAIS:

Diversidade teórica e suas implicações.

Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (Orgs.), (2009).
Editora  Vozes.
ISBN 978-85-326-3874-8

(3ª. ed., 1ª. em 2009)

Ver resenha do livro, feita por Dias & Cômodo

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Este livro é composto por cinco capítulos, escritos por especialistas das abordagens às habilidades sociais : Frank M. Gresham, Vicente Caballo, M. Jesus Irurtia e Isabel C. Salazar; Fabian Olaz além de dois capítulos escritos pelos organizadores.

SINOPSE

  • Quais as principais teorias sobre Habilidades Sociais?
  • Qual o lugar e importância dos enfoques Comportamental, Cognitivo e Sócio-Cognitivo no campo das Habilidades Sociais?
  • Como os diferentes enfoques explicam os componentes não-verbais e paralinguísticos?
  • Por que e como avaliar as habilidades sociais?

Este livro procura responder essas e outras questões, com base nos conhecimentos acumulados no campo das Habilidades Sociais. É destinado a estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, bem como a todas as pessoas interessadas em aumentar seus conhecimentos sobre habilidades sociais, relações interpessoais e temas correlatos.

Os cinco capítulos do livro respondem a vários itens atuais sobre as habilidades sociais: lugar e status das teorias explicativas; convergências e divergências entre os principais aportes teóricos; racional e recursos para a avaliação (o quê, por que e como avaliar); técnicas cognitivas e comportamentais em programas de treinamento de habilidades sociais; efetividade e generalização dos resultados dos programas; resistência à mudança; integridade da intervenção; componentes não-verbais e paralinguísticos das habilidades sociais e sua importância no diagnóstico psicológico, entre outros.

INDICE RESUMIDO

Capítulo 1 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA ÀS HABILIDADES SOCIAIS –  Frank M. Gresham (Louisiana State University – Louisiana – EUA)

Capítulo 2 – ABORDAGEM COGNITIVA NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOBRE HABILIDADES SOCIAIS – – Vicente E. Caballo (Universidade de Granada), María Jesús Irurtia e Isabel C. Salazar (Universidade de Valladolid)

Capítulo 3 – CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL-COGNITIVA DE BANDURA PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS – – Fabián O. Olaz (Univ. Nacional de Córdoba)

Capítulo 4 – COMPONENTES NÃO-VERBAIS E PARALINGUÍSTICOS DAS HABILIDADES SOCIAIS – Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – Brasil)

Capítulo 5 – AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS: BASES CONCEITUAIS, INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS – Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – Brasil).

INDICE DETALHADO

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