Saúde/Clínica

Relações Interpessoais e Habilidades Sociais na Psicologia da Saúde e Clínica

Além dos contextos de Trabalho, Educação e Educação Especial, já referidos de forma mais detalhada, o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) tem sido amplamente explorado contextos de Psicologia Clínica e da Saúde, para o tratamento e prevenção de transtornos ou problemas que apresentam correlatos com déficits de habilidades ou competência social.

Também estão sendo conduzidos, pelo Grupo RIHS, projetos de pesquisa, projetos de assessoria e publicações nesse campo de aplicação do conhecimento psicológico.

Conforme destacamos Del Prette e Del Prette (1999):

O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) tem sido utilizado, ao longo de sua história, como método terapêutico principal para transtornos que envolvem, primariamente, problemas de relacionamento social, como os depressivos, de ansiedade e de fobia social, e como coadjuvante no tratamento de outros, que apresentam dificuldades interpessoais correlatas, como os transtornos psicóticos.

Para maior detalhamento desses aspectos estamos disponibilizando o texto referenciado abaixo:

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A.  Relações interpessoais e habilidades sociais na Saúde e na Clínica. Texto online, disponibilizado em http://www.rihs.ufscar.br, em dezembro de 2006.

Leia mais sobre o assunto nas seções de livros e de artigos, capítulos e trabalhos completos, bem como na busca temática OPAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.