Aperfeiçoando minhas HS e CS

Sobre este livro

Este livro está fundamentado em formulações conceituais e pesquisas que realizamos nas últimas décadas, no campo das Habilidades Sociais e Competência Social. Destina-se a jovens e adultos que buscam melhorar a qualidade de suas relações interpessoais cotidianas, compreendendo e aperfeiçoando suas Habilidades Sociais e demais requisitos da Competência Social. Assim, este livro tem dois objetivos complementares. O primeiro é apresentar, de forma breve a atualizada, as bases teóricas do campo das habilidades sociais e competência social. O segundo é promover seu aperfeiçoamento em habilidades sociais relevantes para a qualidade de suas relações interpessoais com os demais, o que em geral contribui também para sua saúde e qualidade de vida.

Buscando atingir esses objetivos, recomendamos a leitura atenta dos textos e a realização das atividades de análise, reflexão e prática presentes em cada capítulo com a indicação de Atividade Virtuais de Aprendizagem (AVA), numerada, que leva com questões interativas que ilustram e reforçam os conteúdos apresentados.

As atividades práticas permitem a sua experiência direta com o impacto das habilidades sociais em sua vida, na relação com a família, colegas de trabalho, amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos. Se você é educador ou educadora (pais, mães, avós, professores etc.), seu autoaperfeiçoamento é essencial para atuar como modelo para seus filhos, alunos, se for professor ou professora, ou mesmo colegas. Esperamos que a experiência com esta temática seja um motivador para você também investir no desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes, ampliando mais ainda o seu aperfeiçoamento.

Organização e conteúdos deste livro

Este volume está organizado em seis capítulos que no conjunto permitem uma compreensão das bases conceituais sobre competência social e as principais habilidades reconhecidas como indispensáveis para um desempenho socialmente competente nas suas relações interpessoais. Segue um breve resumo de cada um deles.

No primeiro capítulo, apresentamos, de forma breve e atualizada, o escopo teórico, prático e empírico do campo teórico, das habilidades sociais, com atividades reflexivas e de análise para facilitar sua apreensão dos conceitos principais. Apresentamos alguns critérios para você avaliar os resultados de interações sociais, de forma a identificar e analisar os requisitos da competência social, o que inclui aderência a valores de convivência que idealmente deveriam ser compartilhados por todos. Destacamos o importante papel do autoaperfeiçoamento em habilidades sociais e competência social para a qualidade da vida cotidianas, em situações de trabalho (sala de aula, colegas, direção) e relações com a família (filhos, cônjuge, pais etc.), amigos e as demais pessoas.

No capítulo 2, apresentamos a questão da expressividade não verbal e paralinguística, que resumimos pela sigla NVP, em sua relação com a competência social. Nossa expectativa é que você consiga melhorar sua capacidade de descrever os componentes NVP em interações ao vivo e por vídeo, avaliar os componentes NVP de seu desempenho interpessoal, reconhecer o impacto dos componentes NVP nas interações sociais, exercitar componentes NVP específicos, observar e compreender a função dos componentes NVP do desempenho das pessoas com quem se relaciona no cotidiano.

No capítulo 3, abordamos uma importante classe de habilidades sociais, a empatia. Nesse caso, enfatizamos o elemento central da empatia que é a tomada de perspectiva. O formato deste capítulo também é centralizado na prática, visando sua discriminação dos elementos da empatia em contraste com a pró-empatia. Propomos atividades para facilitar que você identifique situações cotidianas que requerem a prática da empatia e para praticar e melhorar seu desempenho empático.

No capítulo 4, abordamos algumas das principais habilidades de comunicação, dando ênfase à de dar e pedir “feedback”. Esperamos que você identifique as principais habilidades de comunicação e as características e implicações do feedback positivo e negativo, diferenciando feedback de elogio, crítica e avaliação. Mais importante ainda, esperamos que você melhorar suas habilidades de comunicação e que exercite e avalie os resultados de seu desempenho de dar e receber feedback.

Quanto ao capítulo 5, o foco recai sobre a assertividade, um termo que certamente você já ouviu e que vem sendo disseminado na mídia, porém, nem sempre com o seu sentido correto. Juntamente com a empatia, a assertividade é uma das principais habilidades sociais requeridas para sua competência social. Assim considerando, apresentamos as principais características do desempenho assertivo e a diversidade de situações nas quais esse desempenho é desejável. Mostramos que, grosso modo, a maioria dos

comportamentos das pessoas podem ser classificados como passivos, agressivos ou assertivos que a a assertividade se contrapõe de um lado, à agressividade e de outro à passividade. Sugerimos atividades para você analisar seus desempenhos assertivos, para relacionar concepções e valores que contribuem ou atrapalham seu desempenho assertivo e para praticar a assertividade de acordo com as demandas das situações e as características e papeis das pessoas com quem se relaciona em seu dia a dia.

O capítulo 6 trata das habilidades de solução de problemas interpessoais, referidas pela sigla HSPI. Após o estudo deste capítulo, esperamos que você seja capaz de descrever componentes e características das HSPI, identificar situações que requerem o domínio e aplicação das HSPI, avaliar as próprias dificuldades e recursos em HSPI e, principalmente, exercitar a solução de problemas interpessoais nas situações de seu cotidiano.

Ao completar este livro, esperamos que você tenha, não apenas assimilado conhecimentos básicos e relevantes sobre o campo das habilidades sociais, mas, principalmente, que tenha vivenciado, em seu cotidiano, o impacto de melhorar suas habilidades sociais e competência social. Nossa expectativa é que seu desempenho interpessoal seja cada vez mais pautado pela ética e pelo respeito aos direitos e deveres humanos e interpessoais, tão importantes para uma convivência saudável, harmoniosa e prazerosa. E que esse aperfeiçoamento interpessoal amplie sua autoestima, otimismo, confiança na relação com as demais pessoas, revertendo-se em melhor qualidade de vida.

Como usar os materiais deste livro

Cada capítulo deste livro é apresentado como texto hipermídia, ilustrado com esquemas, imagens, vídeos e músicas. Para garantir o melhor aproveitamento, cada texto contém várias Atividades Virtuais de Aprendizagem (AVA), de análise, reflexão e prática de habilidades sociais. Disponibilizamos grande parte delas para ampliação de seu aproveitamento e aplicação ao seu desenvolvimento pessoal.

A maioria das AVAs se baseia em vídeos interativos, com questões que você pode responder, obtendo feedback imediato de suas respostas. Você poderá acessar as AVAs no texto impresso pelo celular (QRCode) e, no e-book, pelo computador (clicando no quadradinho do QRCode). O link levará você para as atividades associadas a cada vídeo.

Além dos vídeos, existem AVAs de atividades práticas para ampliar seu aproveitamento de leitura e estudo. Por isso, sugerimos que, registre suas reflexões bem como a descrição e análise de sua prática em uma Agenda de Anotações, conforme indicado em cada uma delas.

Sugerimos, sempre que possível, que compartilhe o seu aproveitamento com familiares e conhecidos. Eles podem também usufruir de sua experiência e até mesmo colaborar com novas ideias.

Bom trabalho! Favor deixar no site do livro suas impressões usando a aba de contato.