Projetos dos Coordenadores – Em andamento

COORDENAÇÃO DE ZILDA A. P. DEL PRETTE

PROJETO I-2010-2013 – AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS: NOVOS ESTUDOS E PRODUTOS PARA A PESQUISA E A PRÁTICA
Zilda Aparecida Pereira Del Prette (Coordenadora); Almir Del Prette (Participante)

Retoma-se, parcialmente, questões abordadas no triênio anterior e novas questões que organizados sob dois eixos principais: um de avaliação e outro de promoção de habilidades sociais. Os dois eixos apresentam, em comum, a preocupação metodológica com validade e confiabilidade, tanto na avaliação (propriedades psicométricas, referência normativa) como na promoção de habilidades sociais (validade interna dos procedimentos, validade social, confiabilidade e significância dos resultados). O eixo avaliação inclui projetos voltados para: (a) revalidação do IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001), com ampliação das normas de referência para diferentes faixas etárias e revisão das propriedades psicométricas desse instrumento; (b) construção de versão resumida do IHS-Del-Prette para rastreamento de fobia social e verificação de suas propriedades psicométricas; (c) construção, validação e normatização de uma versão especificamente destinada a pessoas acima de 60 anos (IHSI-Del-Prette); (d) novos estudos sobre relações entre habilidades sociais e variáveis sociodemográficas, aqui se incluindo estudos transculturais. Os métodos de coleta e tratamento de dados serão similares aos já utilizados na produção de outros instrumentos desta proponente, explorando-se adicionalmente avanços recentes da Psicometria em termos técnicas de análise de itens, análise fatorial confirmatória, modelagem com equações estruturais etc. No eixo promoção de habilidades sociais, considerando um conjunto de questões conceituais e metodológicas, bem como a necessidade de recursos, procedimentos e programas com evidências empíricas de efetividade, serão conduzidas pesquisas de intervenções com diferentes populações, contextos e problemas, sob delineamentos experimentais e quase-experimentais de grupo ou replicações de intervenções com sujeito único e com análises inferenciais pertinentes a cada projeto e alternativas de análise da validade interna, especialmente em termos de significância clínica e mudança confiável. Todos os estudos serão pautados pelas exigências formais e éticas da Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde  e na 016/2000 do Conselho Federal de Psicologia, que tratam da Pesquisa com Seres Humanos. A proposta dá continuidade a: (a) questões conceituais e metodológicas pertinentes às pesquisas do grupo; (b) análise de variáveis associadas a déficits e recursos em habilidades sociais de crianças, adolescentes e casais, com utilização de banco de dados produzidos no triênio 2007-2010; e (c) finalização dos manuais SSRS-BR e IHSC-Villa-Del-Prette para aplicação, apuração e interpretação desses instrumentos. Financiamento: CNPq (Bolsa Pq1A Processo 304307/2009-2)

COORDENAÇÃO DE ALMIR DEL PRETTE

PROJETO II – 2010-2013-HABILIDADES SOCIAIS: SAÚDE, EDUCAÇÃO E INTERGERACIONALIDADE
Almir Del Prette (Coordenador); Zilda Aparecida Pereira Del Prette (Participante)

A presente proposta avança em questões abordadas no triênio anterior e propõe novas questões pertinentes principalmente à avaliação e aplicação dos conhecimentos sobre habilidades sociais nos campos da Educação e da Saúde. Os projetos foram organizados em dois conjuntos de estudos. O primeiro reúne estudos pertinentes à avaliação e promoção de habilidades sociais que serão conduzidos por meio dos projetos de mestrado e doutorado junto a: (a) jovens com deficiência física em preparação para o mercado de trabalho; (b) crianças e adolescentes com distúrbios fonológicos; (c) grupos profissionais em situação de estresse e fatores de risco à saúde mental; (d) jovens com indicadores de depressão; (e) crianças e adolescentes superdotados. O segundo conjunto, que seré conduzido diretamente pelo proponente, focaliza a possível intergeracionalidade do repertório de habilidades sociais da tríade pais/mães e filhos/as (adolescentes) e sua relação com a percepção mútua de competência social e de reciprocidade positiva. Os principais objetivos específicos desse projeto são: (a) Caracterizar a autoavaliação de habilidades sociais de cada um dos integrantes da tríade pai-mãe-filho/a adolescente; (b) Caracterizar a atribuição de competência social dos pais sobre o desempenho dos filhos e vice-versa; (c) Verificar correlações entre indicadores de habilidades sociais e de competência social dos membros da tríade e das díades (pai-mãe; pai-filho/a; mãe-filho/a) e suas implicações em termos de intergeracionalidade; (d) Correlacionar indicadores de solidariedade/reciprocidade positiva percebida dos pais em relação aos filhos adolescentes (e vice-versa) e com os indicadores de habilidades sociais e competência social; (e) Verificar possíveis efeitos mediadores ou moderadores de variáveis sociodemográficas sobre os resultados anteriores. Os dois conjuntos de estudos utilizarão instrumentos e procedimentos que foram elaborado pelo grupo de pesquisa do proponente e outros, que estão sendo construídos e validados. Todos os estudos seguirão as exigências formais e éticas da Pesquisa com Seres Humanos (Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde e da 016/2000 do Conselho Federal de Psicologia). Financiamento: CNPq (Bolsa Pq1B Processo 304310/2009-3).

 

Ações