Sobre este livro

Este livro é destinado a professores do Ensino Fundamental e Médio. Ele foi originalmente produzido para um Curso de Aperfeiçoamento, na modalidade de Educação à Distância, intitulado Habilidades Sociais na Escola Mediadas pelo Professor (HSEMP), hospedado no ambiente virtual do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos e ofertado deste 2019 (http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/). Sugerimos, sempre que possível, que a leitura deste livro precedida pela do do livro Aperfeiçoando minhas Habilidades Sociais e Competência Social, também disponível neste site.

Este livro está fundamentado em formulações conceituais e pesquisas que realizamos nas últimas décadas, no campo das Habilidades Sociais e Competência Social, aqui aplicado à educação escolar e formação de professores. Nosso foco é o aperfeiçoamento pedagógico do professor na promoção do desenvolvimento socioemocional dos seus alunos, em articulação com a aprendizagem acadêmica, o que também vem sendo defendido atualmente pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que rege a atual política educacional do país. O foco é a compreensão dos fundamentos e da viabilidade dessa integração e a promoção de suas habilidades sociais educativas e estratégias pedagógicas para atuar como mediador efetivo do processo aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Organização e conteúdos deste livro

O livro está dividido em duas partes. Na primeira parte (capítulos 1, 2 e 3), apresentamos as bases da proposta de integração do desenvolvimento socioemocional à aprendizagem acadêmica na escola como base para sua atuação pedagógica. A segunda parte (capítulos 4 a 10), focaliza sua competência interpessoal profissional em habilidades sociais educativas e estratégias para um ensino ativo e interativo, entendidas como indispensáveis para promover habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional de forma integrada aos objetivos da aprendizagem acadêmica de seus alunos.

Começamos, no Capítulo 1 com breve referência à atual política educacional, especificamente aos componentes interpessoais e emocionais identificáveis nas 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pertinentes à aplicação do campo das Habilidades Sociais e Competência Social à educação escolar. Sem restringir-nos a esses aspectos, ampliamos o foco para a noção geral de ensino-aprendizagem-desenvolvimento como base para a atuação do professor, defendendo e indicando alternativas para o professor avaliar os alunos e identificar seus recursos e dificuldades em termos de desenvolvimento socioemocional e habilidades interpessoais.

No capítulo 2, apresentamos as habilidades sociais relevantes na infância, juntamente com os demais requisitos da competência social (valores, autoconhecimento,autocontrole/automonitoria, consciência social etc.), com propostas de análise e reflexão sobre esses requisitos e sua articulação com a aprendizagem acadêmica.

No capítulo 3, apresentamos e ilustramos os principais processos de aprendizagem de competência social e de desenvolvimento socioemocional, indicando condições de ensino relevantes para promovê-los. Também abordamos a questão dos comportamentos indesejáveis, que competem com a aprendizagem escolar, e os desafios das necessidades educativas especiais de alunos incluídos na escola regular.

No capítulo 4, defendemos a noção de ensino-aprendizagem-desenvolvimento que requer planejar, conduzir e mediar Interações Sociais Educativas (ISE) com e entre os alunos, destacando a importância da sua Competência Social Profissional em habilidades específicas para esse processo. Ilustramos as diferentes configurações de ISEs que podem ser implementadas em sala de aula e a forma como você pode conduzi-las em sua prática cotidiana com os alunos.

No capítulo 5, focalizamos as Habilidades Sociais Educativas (HSE) requeridas para sua atuação efetiva como mediador do processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Apresentamos a diversidade de HSEs requeridas nessa mediação, particularmente as de ouvir, perguntar e estimular, de diferentes maneiras a participação dos alunos, instigando-lhes níveis mais elevados de processamento cognitivo, afetivo e interpessoal nessas atividades. Recomendamos que você planeje e pratique as HSEs indicadas, atentando para seus efeitos reais e potenciais sobre a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

No capítulo 6, abordamos suas HSE de suporte emocional e educativo do professor na relação com os alunos, essenciais ao processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Criamos condições para que você observe, identifique e estimule a expressividade emocional e empática dos alunos. Ilustramos estratégias educativas para ensinar empatia e expressividade aos alunos, ajudando-os a reconhecer e a lidar com diferentes sentimentos e emoções. Apresentamos orientações sobre como mediar interações entre os alunos relacionadas à expressividade emocional e a adotar estratégias de mediação dessa expressividade.

No capítulo 7, focalizamos suas habilidades sociais educativas de valorizar os comportamentos dos seus alunos, especialmente por meio de aprovação e feedback, que são indispensáveis no processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Destacamos a importância dessas habilidades para o fortalecimento da autoestima e a motivação dos alunos para aprender. Apresentamos as diferentes formas de valorização e feedback aos comportamentos dos alunos e estratégias para mediá-las entre os alunos. Estimulamos você a reconhecer seus recursos e a superar suas dificuldades no desempenho dessas habilidades.

No capítulo 8, apresentamos uma concepção de disciplina “positiva” que se apoia na qualidade de suas relações com os alunos e em suas habilidades sociais educativas para isso. Sugerimos habilidades e estratégias para você lidar com a questão da (in)disciplina de modo a promover simultaneamente o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

No capítulo 9, abordamos a questão da parceria escola-família-comunidade, entendendo que os encaminhamentos mais produtivos para isso também dependem criticamente das habilidades sociais educativas, suas e da equipe de gestão escolar. Apresentamos possibilidades e alternativas para concretizar essa parceria e destacamos o papel dessa parceria para concretizar as competências gerais da BNCC.

Fechamos a obra com o capítulo 10, focado na questão do bullying, que tanto desafia sua boa prática e afeta a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos. Com base nos conhecimentos do campo das habilidades sociais e competência social e estudos do Brasil e do exterior, propomos alternativas para você reconhecer ocorrência, causas e consequências do bullying sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus alunos. Ilustramos habilidades e estratégias que você pode usar para prevenir e combater o bullying e propomos o ensino de habilidades sociais dos alunos para torná-los seus parceiros nessa empreitada.

Como usar os materiais deste livro

Cada capítulo está apresentado como texto hipermídia, ilustrado com esquemas, imagens, vídeos e músicas. Para garantir seu melhor aproveitamento, cada texto contém várias Atividades Virtuais de Aprendizagem (AVA), de análise, reflexão e prática de habilidades sociais educativas e estratégias de ensino-aprendizagem-desenvolvimento. No Curso online, as AVAs são corrigidas e computadas com notas para a avaliação e aprovação. Neste livro, disponibilizamos grande parte delas para ampliação de seu aproveitamento e aplicação do conteúdo da obra em seu cotidiano escolar. Ao final de cada vídeo pedimos que envie suas respostas para armazenagem no site do livro.

A maioria das AVAs se baseia em vídeos interativos, com questões que você pode responder, obtendo feedback imediato de seus acertos. Você poderá acessar as AVAs no texto impresso pelo celular (QRCode) e, no ebook, pelo computador (links no quadradinho do QRCode). O link levará você para as atividades associadas a cada vídeo.

Além dos vídeos, há várias AVAs adicionais que são atividades práticas sem vídeo, para ampliar seu aproveitamento desta obra. Sugerimos que, ao estudar este livro e realizar essas atividades, mantenha em mãos uma Agenda de Anotações para registrar a descrição e análise de sua prática, conforme sugerimos em cada uma delas.

Desejamos a você, professora e professor, uma leitura agradável que se reverta em aperfeiçoamento pessoal e profissional como mediadores do processo de aprendizagem-desenvolvimento de seus alunos (e também de seus filhos e filhas!). Integrar habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional à aprendizagem acadêmica dos alunos pode ampliar o sucesso escolar dos alunos e certamente sua motivação para seguir adiante com uma prática diferenciada, mais efetiva e prazerosa no seu cotidiano profissional.

Sugerimos, sempre que possível, que você compartilhe o que está aproveitando com colegas professores de sua escola. Eles podem também usufruir de sua experiência e mesmo colaborar com novas ideias. Caso seja de seu interesse nos informar sobre suas impressões a respeito deste livro, use a aba de contato do site para isso. Responderemos logo que possível.

Bom trabalho!!!