Sobre o Projeto

Este site foi construído para acolher os materiais dois cursos online de habilidades sociais, o primeiro dirigido ao público em geral e o segundo específico para professores, embora este segundo tenha o primeiro como requisito. Os cursos estão no ambiente virtual do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos e ofertados deste 2019 (http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/)

O primeiro livro, dirigido ao público em geral, Aperfeiçoando minhas habilidades sociais e competência social, apresenta as bases do campo teórico e prático das habilidades sociais e uma maior ênfase em promover o desenvolvimento pessoal/interpessoal do leitor (ou cursista), por meio de atividades práticas e interativas das principais classes de habilidades sociais relevantes para a qualidade das interações sociais cotidianas. Essas atividades visam ampliar as habilidades sociais e garantir que o leitor ou cursista experimente, em seu cotidiano, o impacto das habilidades sociais para a qualidade de vida na família, no trabalho, com amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos.

O segundo livro, Habilidades sociais na escola mediadas pelo professor, é dirigido especificamente a professores e se insere no atual movimento em prol do DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA ESCOLA, focalizando questões presentes nos documentos oficiais que regem a Educação atual em nosso país (Base Nacional Comum Curricular, BNCC). Trata-se de um projeto inovador de pesquisa e formação de professores, que testou, com êxito, a efetividade do Curso EaD na formação de professores para a promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos (ver aqui os resultados clicando aqui). Como essa formação inclui o desenvolvimento pessoal/interpessoal do professor, o primeiro livro é incluído neste projeto como requisito para o segundo.

Este segundo livro visa especificamente a formação interpessoal pedagógica em habilidades sociais educativas e estratégias interativas de ensino para promover, de forma articulada, o desenvolvimento socioemocional e a aprendizagem acadêmica dos alunos, maximizando os resultados e o bem-estar do professor. Na base deste projeto está a compreensão do papel mediador do professor enquanto agente e modelo do desenvolvimento socioemocional dos alunos na escola e uma noção de ENSINO-APRENDIZAGEM-DESENVOLVIMENTO como condição para integrar a aprendizagem acadêmica a conhecimentos, habilidades, ética e valores para a vida (BNCC, 2016), assim como ao manejo e prevenção de problemas (bullying, preconceito, agressividade) em sala de aula sob uma concepção positiva e indutiva de disciplinas.

Materiais de divulgação do projeto veja no BLOG.