e INVENTÁRIO MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS PARA CRIANÇAS (IMHSC-Del-Prette) Autores: Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette
Os materiais de avaliação compõem um inventário (IMHSC-Del-Prette) que é apresentado em versão impressa e em versão informatizada, destinado à autoavaliação , avaliação da criança pelo professor e avaliação do professor sobre os itens de habilidades.
Versão impressa – veja exemplo de um item, tal como aparece no Caderno de Pranchas. Versão multimídia – veja exemplo de um item de vídeo. Veja VÍDEOS INSTRUCIONAIS sobre:
(OBS.: Como são arquivos de vídeo, podem demorar um pouco para abrir). Descrição padronizada do IMHSC-Del-Pretteextraída de:
O IMHSC-Del-Prette é parte de um sistema de avaliação e promoção de habilidades sociais, destinado a crianças de sete a 12 anos de idade, com escores referenciados à norma, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e disponibilizado sob a forma de um caixa com produtos impressos (manual e fichas) e CDs de aplicação e apuração (Del Prette & Del Prette, 2005). Possui 21 itens de interação social de crianças entre si e com adultos, apresentados no computador, sob a forma de esquetes de vídeo (somente para autoavaliação) e em versão impressa, sob a forma de caderno ilustrado com as imagens digitalizadas (tanto para autoavaliação como para avaliação por pais ou professores). Assim, possui duas alternativas para a autoavaliação da criança: por meio do computador, manipulado pela própria criança e por meio impresso, que reproduz as mesmas situações e reações da versão informatizada. Possui uma estrutura de quatro subescalas: (F1) Empatia/Civilidade; (F2) Assertividade de Enfrentamento; (F3) Autocontrole; (F4) Participação. Cada item apresenta uma situação de interação social seguida por três alternativas de reação: (a) habilidosa; (b) não habilidosa passiva; (c) não habilidosa ativa. Em cada item, a criança é solicitada a indicar qual a reação que costuma apresentar. Em cada reação, é solicitada a indicar; (b) a freqüência com que apresenta cada reação; (c) a adequação que atribui a cada uma delas; (d) a dificuldade que apresenta na emissão da reação socialmente habilidosa. Na avaliação pelo professor ou outro adulto, a freqüência de cada habilidade no repertório da criança, a adequação de cada um das três reações e a importância da reação habilidosa para o ajustamento social da criança. O sistema possui um gerenciador informatizado que organiza os dados produzidos pela autoavaliação e pela avaliação do adulto, gerando um protocolo individual com todos os escores, gráficos Excel de cada um desses escores plotados sobre dados normativos e, adicionalmente, uma planilha Excel exportável para programas estatísticos. Outras características desse instrumento: (a) permite análise intraindividual (pontos “fortes” e “fracos” da criança) e/ou interindividual (situação da criança em relação a uma amostra normativa); (b) manual com instruções para o uso dos resultados no planejamento de intervenções específicas; (c) opção e instruções para o uso dos recursos multimídia em procedimentos de intervenção, quando a avaliação de habilidades sociais é feita por meio de outros instrumentos. Habilidades avaliadas pelo IMHSC-Del-PretteO IMHSC-Del-Prette contempla 21 situações interpessoais que requerem as seguintes habilidades: 1. Juntar-se a grupo de amigos 2. Recusar pedido de colega 3. Expressar desagrado 4. Pedir ajuda a colega 5. Pedir mudança de comportamento 6. Pedir desculpas 7. Demonstrar espírito esportivo 8. Mediar conflitos entre colegas 9. Negociar com colega, convencer 10. Oferecer ajuda 11. Propor brincadeira 12. Questionar comportamento do outro 13. Responder pergunta da professora 14. Fazer pergunta para a professora 15. Aceitar gozações 16. Agradecer elogio Fatores do IMHSC-Del-Prette
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