Embora as origens do campo das habilidades sociais estejam associadas à Psicologia Clínica e à Psicologia do Trabalho e, conquanto seu desenvolvimento e a predominância de estudos e aplicações ainda se reportem à Clínica, pode-se verificar, na literatura atual, interseções produtivas também com outras áreas e, principalmente, com a Educação.
Conforme se pode verificar nesse site, muitos são os projetos de pesquisa, projetos de extensão e publicações que o Grupo RIHS vem conduzindo do campo da Educação, além dos demais nas áreas de Saúde/Clínica, Trabalho e Educação Especial. No caso específico da escola, essa aplicação visa principalmente à capacitação dos professores e demais agentes educativos da escola, visando:
- Ampliar os objetivos de ensino, para incluir objetivos de desenvolvimento socioemocional;
- Melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, em particular para as relações professor-aluno;
- Melhorar a qualidade e efetividade da relação entre profissionais no contexto organizacional da instituição educacional.
Para uma análise mais detalhada desses aspectos, estamos disponibilizando um pequeno texto, referido abaixo:
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. Relações interpessoais e habilidades sociais na Educação. Texto online, disponibilizado em http://www.rihs.ufscar.br, em dezembro de 2006.
Leia mais sobre o assunto nas seções de livros e de artigos, capítulos e trabalhos completos.