PRODIP e outras formas de Assessoria

Conforme temos destacado em nossas publicações em livros e artigos, a aquisição de habilidades sociais pode ocorrer de forma “natural” ao longo do desenvolvimento, dependendo de condições ambientais (bons modelos, oportunidade de treino e de contatos interpessoais, reações favoráveis a condutas adequadas etc.) e pessoais (condições orgânicas).

Quando tais condições não são favoráveis, a pessoa pode apresentar um repertório social que não é condizente com o esperado para sua idade, sexo, ocupação ou papel funcional. Nesse caso, torna-se necessário recorrer a atendimento especializado, por meio de programas e recursos específicos para isso. Essas atividades são realizadas com metodologia e recursos (audiovisuais e multimídia) desenvolvidos a partir das pesquisas do grupo e são avaliadas com o uso de instrumentos e procedimentos também desenvolvidos pelo grupo.

PRODIP: O que é e para que serve?

Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional (PRODIP) com metodologia vivencial,  é um programa flexível que pode ser adaptado a diferentes clientelas (crianças, adolescentes, adultos, idosos), em variados contextos de relacionamento (familiar, de trabalho, de lazer, de estudo etc.) e com diferentes tipos de interlocutores (criança-criança, pais-filhos, professor-alunos, marido-mulher, funcionário-supervisor e relações interpessoais profissionais em geral) e em diferentes contextos (EducaçãoEducação EspecialSaúde/ClínicaTrabalho etc.). O PRODIP vem sendo continuamente avaliado e aperfeiçoado pelo grupo, com resultados que positivos podem ser encontrados nas publicações do grupo.

  • É um programa de treinamento estruturado em sessões que abordam sequencialmente um conjunto de módulos temáticos de acordo com as necessidades da clientela.
  • Os módulo podem ser flexibilizados em função das necessidades identificadas pela empresa e do diagnóstico realizado junto à clientela específica de cada grupo.
  • filosofia do PRODIP é totalmente baseada em técnicas e procedimentos positivos, não aversivos e motivacionais, com amplas possibilidades de preparação de multiplicadores.
  • Todos os módulos são conduzidos por meio de atividades que articulam a exposição informativa (dialogada) com as práticas de vivências, role-playing e discussão em pequenos grupos.
  • A efetividade do programa é cuidadosamente monitorada por meio de avaliações antes-depois, usando-se instrumentos e procedimentos desenvolvidos pelo próprio grupo.