PRODIP e outras formas de assessoria

Conforme temos destacado em nossas publicações em livros e artigos, a aquisição de habilidades sociais pode ocorrer de forma “natural” ao longo do desenvolvimento, dependendo de condições ambientais (bons modelos, oportunidade de treino e de contatos interpessoais, reações favoráveis a condutas adequadas etc.) e pessoais (condições orgânicas).

Quando tais condições não são favoráveis, a pessoa pode apresentar um repertório social que não é condizente com o esperado para sua idade, sexo, ocupação ou papel funcional. Nesse caso, torna-se necessário recorrer a atendimento especializado, por meio de programas e recursos específicos para isso. Essas atividades são realizadas com metodologia e recursos (audiovisuais e multimídia) desenvolvidos a partir das pesquisas do grupo e são avaliadas com o uso de instrumentos e procedimentos também desenvolvidos pelo grupo.

PRODIP: O que é e para que serve?

Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional (PRODIP) com metodologia vivencial,  é um programa flexível que pode ser adaptado a diferentes clientelas (crianças, adolescentes, adultos, idosos), em variados contextos de relacionamento (familiar, de trabalho, de lazer, de estudo etc.) e com diferentes tipos de interlocutores (criança-criança, pais-filhos, professor-alunos, marido-mulher, funcionário-supervisor e relações interpessoais profissionais em geral) e em diferentes contextos (Educação, Educação Especial, Saúde/Clínica, Trabalho etc.). O PRODIP vem sendo continuamente avaliado e aperfeiçoado pelo grupo, com resultados que positivos podem ser encontrados nas publicações do grupo.

É um programa de treinamento estruturado em sessões que abordam sequencialmente um conjunto de módulos temáticos de acordo com as necessidades da clientela.

Os módulo podem ser flexibilizados em função das necessidades identificadas pela empresa e do diagnóstico realizado junto à clientela específica de cada grupo.

A filosofia do PRODIP é totalmente baseada em técnicas e procedimentos positivos, não aversivos e motivacionais, com amplas possibilidades de preparação de multiplicadores.

Todos os módulos são conduzidos por meio de atividades que articulam a exposição informativa (dialogada) com as práticas de vivências, role-playing e discussão em pequenos grupos.

A efetividade do programa é cuidadosamente monitorada por meio de avaliações antes-depois, usando-se instrumentos e procedimentos desenvolvidos pelo próprio grupo.