Além das áreas de Saúde/Clínica, Educação e Educação Especial, muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com bom relacionamento interpessoal são também mais produtivos no âmbito do trabalho.
Conforme os novos paradigmas organizacionais, o desempenho em diversas áreas, especialmente de gerentes, supervisores, líderes e demais profissionais, cuja atuação se dá por meio de relações interpessoais, depende, criticamente, de um conjunto de competências pessoais e de habilidades de relacionamento.
Quando socialmente competentes, esses profissionais contribuem significativamente para a melhoria do clima organizacional bem como para a qualidade das relações intra e inter-setores e para a relação com fornecedores, clientes e público em geral.
A maior parte das habilidades sociais não são desenvolvidas ao longo do ensino formal (técnico ou acadêmico), mas podem ser adquiridas por treinamento sistemático em contextos estruturados e por meio de estratégias grupais bem conduzidas.
Para maior detalhamento desses aspectos estamos disponibilizando o texto referenciado abaixo:
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. Relações interpessoais e habilidades sociais no âmbito do trabalho e das organizações. Texto online, disponibilizado em www.rihs.ufscar.br, em dezembro de 2006.
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