SMHSC-Del-Prette e IMHSC-Del-Prette

SMHSC capaSISTEMA MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS PARA CRIANÇAS (SMHSC-Del-Prette)

e

INVENTÁRIO MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS PARA CRIANÇAS (IMHSC-Del-Prette)

Autores: Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette
Editora: Casa do Psicólogo
ISBN: 85-7396-407-3
(1ª. reimpressão, 1ª. em 2005)

IMHSC capa pranchaO SMHSC-Del-Prette consiste de um conjunto de materiais para avaliação de habilidades sociais que podem, também, ser utilizados como recursos instrucionais em programas educativos ou terapêuticos de promoção da competência social de crianças em faixa etária correspondente à da primeira fase do Ensino Fundamental (7 a 12 anos).

Os materiais de avaliação  compõem um inventário (IMHSC-Del-Prette) que é apresentado em versão impressa e em versão informatizada, destinado à  autoavaliação , avaliação da criança pelo professor e avaliação do professor sobre os itens de habilidades.

IMHSC capa e CD 2A versão informatizada é apresentada em CD-ROM (para Windows  XP e Vista) e gera protocolos, gráficos e planilhas. A versão impressa é apresentada sob a forma de um Caderno de Pranchas, com Fichas de Respostas, Folha de Instruções, Cartões etc. que pode ser apurada manualmente ou inserida no programa de computador.
Há um Manual impresso que orienta a aplicação, apuração e interpretação do IMHSC-Del-Prette, com diretrizes para intervenções educativas ou terapêuticas baseadas nesses resultados e orientação para o uso dos recursos multimídia na intervenção. Na segunda parte, apresenta os estudos psicométricos já realizados e perspectivas de pesquisa nessa área.

Versão impressa – veja exemplo de um item, tal como aparece no Caderno de Pranchas.

Versão multimídia – veja exemplo de um item de vídeo.

Veja VÍDEOS INSTRUCIONAIS sobre:

(OBS.: Como são arquivos de vídeo, podem demorar um pouco para abrir).

Descrição padronizada do IMHSC-Del-Prette

extraída de:

Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.

 O IMHSC-Del-Prette é parte de um sistema de avaliação e promoção de habilidades sociais, destinado a crianças de sete a 12 anos de idade, com escores referenciados à norma,  aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e disponibilizado  sob a forma de um caixa com produtos impressos (manual e fichas) e CDs de aplicação e apuração (Del Prette & Del Prette, 2005). Possui 21 itens de interação social de crianças entre si e com adultos, apresentados no computador, sob a forma de esquetes de vídeo (somente para autoavaliação) e em versão impressa, sob a forma de caderno ilustrado com as imagens digitalizadas (tanto para autoavaliação como para avaliação por pais ou professores). Assim, possui duas alternativas para a autoavaliação da criança: por meio do computador, manipulado pela própria criança e por meio impresso, que reproduz as mesmas situações e reações da versão informatizada. Possui uma estrutura de quatro subescalas: (F1) Empatia/Civilidade; (F2) Assertividade de Enfrentamento; (F3) Autocontrole; (F4) Participação.

Cada item apresenta uma situação de interação social seguida por três alternativas de reação: (a) habilidosa; (b) não habilidosa passiva; (c) não habilidosa ativa. Em cada item, a criança é solicitada a indicar qual a reação que costuma apresentar. Em cada reação, é solicitada a indicar; (b) a freqüência com que apresenta cada reação; (c) a adequação que atribui a cada uma delas; (d) a dificuldade que apresenta na emissão da reação socialmente habilidosa. Na avaliação pelo professor ou outro adulto, a freqüência de cada habilidade no repertório da criança, a adequação de cada um das três reações e a importância da reação habilidosa para o ajustamento social da criança.

O sistema possui um gerenciador informatizado que organiza os dados produzidos pela autoavaliação e pela avaliação do adulto, gerando um protocolo individual com todos os escores, gráficos Excel de cada um desses escores plotados sobre dados normativos e, adicionalmente, uma planilha Excel exportável para programas estatísticos. Outras características desse instrumento: (a) permite análise intraindividual (pontos “fortes” e “fracos” da criança) e/ou interindividual (situação da criança em relação a uma amostra normativa); (b) manual com instruções para o uso dos resultados no planejamento de intervenções específicas; (c) opção e instruções para o uso dos recursos multimídia em procedimentos de intervenção, quando a avaliação de habilidades sociais é feita por meio de outros instrumentos.

 Habilidades avaliadas pelo IMHSC-Del-Prette

O IMHSC-Del-Prette contempla 21 situações interpessoais que requerem as seguintes habilidades:

1. Juntar-se a grupo de amigos

2. Recusar pedido de colega

3. Expressar desagrado

4. Pedir ajuda a colega

5. Pedir mudança de comportamento

6. Pedir desculpas

7. Demonstrar espírito esportivo

8. Mediar conflitos entre colegas

9. Negociar com colega, convencer

10. Oferecer ajuda

11. Propor brincadeira

12. Questionar comportamento do outro

13. Responder pergunta da professora

14. Fazer pergunta para a professora

15. Aceitar gozações

16. Agradecer elogio

Fatores do IMHSC-Del-Prette

  • As habiidades avaliadas por meio do IMHSC-Del-Prette se agrupam nos seguintes fatores ou classes mais gerais de habilidades de relacionamento interpessoal, relevantes na infância, produzindo escores em cada uma dessas subescalas:
  • Empatia e civilidade: habilidades de expressão de sentimentos positivos de solidariedade e companheirismo ou de polidez social, por exemplo, fazer e agradecer elogio, oferecer ajuda e pedir desculpas.
  • Assertividade de enfrentamento: habilidades de afirmação e defesa de direitos e de auto-estima, com risco potencial de reação indesejável (maior probabilidade de rejeição, de réplica ou de oposição) por parte do interlocutor, por exemplo, solicitar mudança de comportamento do outro, defender-se de acusações injustas e resistir à pressão do grupo.
  • Autocontrole: habilidades que envolvem controle emocional diante de frustração ou de reação negativa ou indesejável de colegas, por exemplo, recusar pedido de colega, demonstrar espírito esportivo e aceitar brincadeiras.
  • Participação: habilidades de envolver-se e comprometer-se com o contexto social mesmo quando as demandas do ambiente não lhes são especificamente dirigidas, por exemplo, responder à pergunta da professora, mediar conflitos entre colegas e juntar-se a um grupo em brincadeiras.

Veja os Estudos sobre/com o IMHSC-Del-Prette.