Objetivos da avaliação
O campo das habilidades sociais e da competência social possui uma ampla literatura sobre a avaliação, que deve estar baseada em uma clara compreensão dos conceitos da área (ver Del Prette e Del Prette, texto online neste site). Essa avaliação é importante principalmente para:
- Caracterizar necessidades de intervenção;
- Planejar as intervenções ou programas de treinamento de habilidades sociais;
- Avaliar o impacto das intervenções sobre esse repertório.
O quê e como avaliar?
A complexidade da avaliação das habilidades sociais e da competência social pode ser vislumbrada pela quantidade de questões que suscita, tais como:
- O que é uma pessoa socialmente competente? Como ela lida com as diferentes demandas do ambiente para interações saudáveis?
- Quais os pensamentos e sentimentos que experimentam em tais situações?
- Quais as situações em que uma pessoa consegue agir de forma a contribuir para relações mais harmoniosas e produtivas?
- Quais as mais difíceis?
- Qual a influência da cultura, da história e do contexto sobre o que é considerado como competência social?
- E dos diferentes fatores pessoais e situacionais?
- Quais as habilidades sociais esperadas para os diferentes momentos do desenvolvimento (de bebês a idosos)?
- O que é considerado adequado ou esperado para pessoas em diferentes posições funcionais ou papeis sociais (pais/filhos, supervisor/empregado, professor/aluno etc.)?
- Quais as dificuldades mais comuns em habilidades sociais de pessoas com transtornos psicológicos ou outros comprometimentos físicos e mentais?
- Quais os procedimentos e instrumentos utilizados para avaliar habilidades sociais em diferentes contextos (clínica, organização de trabalho, hospital, escola)?
Essas e outras questões implicam em uma avaliação cuidadosa do repertório de habilidades sociais e da competência social. A avaliação das habilidades sociais se apóia em uma clara definição do conceito e das diferenças entre habilidades sociais e competência social (ver Sobre Habilidades Sociais).
Essas questões sugerem a complexidade dos conceitos de habilidades sociais e competência social e a importância de um delineamento de avaliação que as contemple. Assim, tanto quanto possível a avaliação mais precisa ser:
- Multimodal – ou seja, por meio de diferentes instrumentos e procedimentos;
- Multidimensional – diferentes indicadores diretos e indiretos dessas dimensões;
- Multi-informante, ou seja, realizada por diferentes avaliadores.
Indicadores utilizados na avaliação
O uso de inventários e outros recursos de avaliação de habilidades sociais e a competência social produz diferentes tipos de indicadores, tais como:
- Frequência (o quanto determinadas reações são esperadas);
- Forma (como as reações devem ser apresentadas para serem consideradas adequadas);
- Custo subjetivo (ou seja, facilidade, dificuldade e ansiedade envolvidas nessas reações);
- Compreensão social (concepções e crenças sobre o que deve ou não deve ser emitido, noção de direitos etc.).
Todos esses aspectos precisam ser entendidos em sua funcionalidade, ou seja, em termos de sua contribuição para que o desempenho garanta o máximo de aprovação social e de outras conseqüências positivas no ambiente, tanto para a pessoa em foco como para aqueles com quem interage.
Leituras sugeridas
Para maiores informações mais detalhadas sobre avaliação de habilidades sociais e competência social, sugerimos os seguintes textos publicados:
Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A (2006). Avaliação multimodal de habilidades sociais em crianças: procedimentos, instrumentos e indicadores. In M. Bandeira, Z.A.P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Estudos sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal (pp. 47-68). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A P., Monjas-Casares, M. I., & Caballo, V. E. (2006). La evaluación del repertorio de las habilidades sociales en ninõs. In V.E Caballo (Org.). Manual para la evaluación clínica de los transtornos psicológicos: Transtornos de la edad adulta e informes psicológicos (pp. 371-399). Madrid: Pirámide.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A (2004). Avaliação do repertório social de crianças com necessidades educacionais especiais. In E. G. Mendes, M.A. Almeida & L.C.A.Williams (Orgs.), Temas em Educação Especial: avanços recentes (pp. 149-158). São Carlos: EDUFSCar.