SSRS-BR para crianças

Descrição resumida do instrumento

extraída de:

Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.

Trata-se de adaptação de instrumento desenvolvido nos Estados Unidos (Social Skills Rating System, Gresham & Elliott, 1990), que avalia habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças. O SSRS-BR é apresentado em três versões: autoavaliação pela criança (somente para habilidades sociais), avaliação por pais ou responsáveis (para habilidades sociais e comportamentos problemáticos) e avaliação por professores (habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica). A escala de habilidades sociais avalia a freqüência com que a criança apresenta cada reação e a importância de cada item para o desenvolvimento da criança (avaliada pelos pais); a de comportamentos problemáticos avalia a freqüência com que a criança apresenta cada item. Na escala de competência acadêmica, o professor avalia diferentes aspectos (desempenho acadêmico geral, leitura, matemática, motivação geral estímulo dos pais funcionamento intelectual e comportamento geral) classificando a criança em relação aos colegas, sob cada um deles (entre os 10% piores até entre os 10% melhores). A adaptação brasileira do SSRS-BR (Bandeira, Del Prette, Del Prette & Magalhães, 2008) produziu indicadores de validade e precisão satisfatórios, além de escores para as diferentes subescalas. Para a escala de habilidades sociais, a versão respondida por pais é composta das subescalas de: Cooperação, Amabilidade, Iniciativa/Desenvoltura Social, Assertividade, Autocontrole/ Civilidade e Autocontrole Passivo; a versão para  professores, pelas subescalas de Responsabilidade/Cooperação, Asserção Positiva, Autocontrole, Autodefesa e Cooperação com Pares; e a versão de autoavaliação pela criança pelas de Responsabilidade, Empatia, Assertividade, Autocontrole, Evitação de Problemas e Expressão de Sentimento Positivo. Para a escala de problemas de comportamento, a avaliação do  professor contempla as subescalas de Problemas Internalizantes e Problemas Externalizantes e a dos pais apresenta, além destas, a de Hiperatividade. A escala de competência acadêmica é unidimensional. As normas de referência (com base em amostra multicêntrica de 1115 crianças do sul e sudeste brasileiro) e as instruções para aplicação, apuração e interpretação estão sendo reunidas em Manual (elaboração em andamento). Possui normas preliminares para subamostras de crianças com deficiência mental (Freitas & Del Prette, s.d.), que estão sendo ampliadas para outros quadros de necessidades educativas especiais (Freitas, 2008).

OBS.: Na lista de teses e dissertações para download, e também em artigos, capítulos e trabalhos completos, encontram-se muitos estudos que já utilizaram o SSRS-BR no Brasil e também o estudo de validação.