Dotação, habilidades sociais e bem-estar subjetivo

Freitas-França, M. L. P., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Dotação, habilidades sociais e bem-estar subjetivoArquivos Brasileiros de Psicologia, 69(3), 133-149. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v69n3/10.pdf

O objetivo deste estudo foi identificar possíveis diferenças e semelhanças em relação e habilidades sociais e ao bem-estar subjetivo associadas aos domínios de dotação (inteligência geral, criatividade, socioafetivo e sensoriomotor). Participaram 269 crianças dotadas e talentosas, de ambos os sexos, entre oito e 12 anos. Os participantes responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças e a Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças. Foram encontradas diferenças em algumas classes de habilidade sociais e em alguns indicadores de bem-estar subjetivo para os domínios socioafetivo e sensoriomotor e subdomínios verbal e matemático, sendo este último subdomínio o que apresentou maiores diferenças. Os resultados alcançados trazem algumas contribuições para a área, uma vez que não foram encontradas pesquisas comparando crianças dotadas em diferentes domínios em relação às variáveis deste estudo.
Palavras-chave: Dotação; Talento; Habilidades sociais; Bem-estar subjetivo; Altas habilidades.

Giftedness, social skills and subjective well-being. This paper aims to identify possible differences and similarities in relation to social skills and subjective well-being associated to the giftedness domains (general intelligence, creativity, socio-affective and sensorimotor). A total of 269 gifted and talented children, of both genders, between the ages of eight and twelve participated in this study. The participants replied to the Social Skills System of Evaluation, the Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Children and the Positive and Negative Affection Scale for Children. Differences were found in some classes of social skills, and in some indicators of subjective well-being for the socio-affective and sensorimotor domains, as well as in verbal and mathematic subdomains. The latter subdomain being the one which presented the biggest differences. The results achieved bring some contributions to the area, since no researches comparing gifted children in different domains in relation to the variables of this study were found. Keywords: Giftedness; Talent; Social skills; Subjective well-being; Highly skilled.