Descrição resumida do instrumento
extraída de:
Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.
Escala Matson de Habilidades Sociais para Adolescentes (MESSY)Produzida nos Estados Unidos (Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters, Matson, Rotatori & Helsen, 1983), a MESSY foi adaptada para vários países, avaliando, com base em 62 questões, habilidades sociais e problemas de comportamento em adolescentes. Em cada item, são apresentadas afirmações sobre características do respondente, que é solicitado a indicar, em uma escala de cinco pontos, quão verdadeira é cada afirmativa. No Brasil, a MESSY foi validada por Teodoro, Käppler, Rodrigues, Freitas e Haase (2005), que encontraram indicadores satisfatórios de propriedades psicométricas e uma estrutura de quatro fatores: (F1) Agressividade/Comportamento Anti-social; (F2) Habilidades Sociais/Assertividade; (F3) Vaidade/Arrogância; (F4) Solidão/Ansiedade Social.