Inclusão Escolar, Formação de Professores e a Assessoria Baseada em Habilidades Sociais Educativas

Rosin-Pinola, A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista brasileira de educação especial. 20(3), 341-356.

Com a democratização do ensino, a escolas brasileiras vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos, considerando os desafios da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Este ensaio apresenta uma visão geral da história e da legislação sobre inclusão e as inovações que vêm sendo propostas por educadores e agências governamentais. Focaliza também as necessidades de formação do professor, em particular suas habilidades para inovar e melhorar interações com todos os alunos. Nesse contexto, destaca-se o papel de suas habilidades sociais educativas (HSE) e são apresentados estudos sobre o impacto das habilidades sociais do professor no desempenho escolar dos alunos. Defende-se duas alternativas de assessoria do especialista junto ao professor para instrumentalizá-lo em HSE voltadas para a promoção da inclusão escolar de alunos com NEE. Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Formação de Professores. Habilidades Sociais.

School Inclusion, Teacher Training and Consultation Based on Educational Social Skills. With greater availability of schooling for all, Brazilian schools are being challenged to reorganize themselves in favor of providing schooling for all students, responding to the challenges of including children with special educational needs (SEN) in the mainstream education process. This paper presents an overview of the history and legislation on inclusion and the innovations that have been proposed by educators and government agencies. It also focuses on the needs of teacher education, in particular their ability to innovate and improve interaction with all students. In this context, we highlight the role of their educational social skills (ESS), presenting studies on the impact of teacher’s social skills in students’ scholastic achievement. We defend the provision of two alternatives for specialist support for teachers in order to promote development of their ESS, the aim of which reverts towards promoting school inclusion of students with SEN. Key-words: Special Education. Social Skills. Inclusive Education. Teacher Training