O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental

Fogaça, F., Tatmatsu, D., Comodo, C., Del Prette, Z., & Del Prette, A. (2019). O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira De Terapia Comportamental e Cognitiva21(2), 217-231. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1162

O presente estudo apresenta uma discussão teórica sobre Habilidades Sociais na adolescência a partir do conceito de ápice comportamental. Um dos processos responsáveis pela expansão do repertório comportamental, ex-posição do indivíduo a novas contingências, novos ambientes, novos estímulos controladores e novos grupos sociais, ocorre por meio de uma mudança comportamental denominada de ápice comportamental. São apresentados estudos relacionando o repertório amplo de habilidades sociais com interações favoráveis com pares, destacando sua importância como ápice comportamental, que garante o acesso a novos ambientes. Presume-se também que os repertórios de habilidades sociais competem com o fortalecimento do padrão de comportamento antissocial e uso de drogas, constituindo, portanto,nova evidência de ápice comportamental. Conclui- se que a discussão das habilidades sociais como ápice comportamental traz vantagens no que se refere ao planejamento de intervenções comportamentais mais efetivas. Palavras-chave: habilidades sociais; ápice comportamental; adolescência

The development of social skills in adolescence as behavioral cusp.
This paper presents a conceptual discussion that integrates the concept of behavioral cusp to the Social Skills field. A Behavioral Cusp implies a behavioral change that provides the access to new contingencies, new ambient, controlling variables and social groups. There are evidences highlighting the relationship between behavioral problems and lack of social skills in adolescents. Several studies indicate that the quality of interactions with peers is affected by a broad repertoire of social skills, which in turn indicates the criteria of the access to new ambient (behavioral cusp). It is assumed that the development of a repertoire of social skill compete with problem behaviors, for example antisocial behavior and drug abuse, emphasizing a behavioral cusp characteristic. In sum, the advantages of interpreting social skills as behavioral cusp rely on planning effective behavioral interventions. Key-words: social skills, behavioral cusp, adolescence