Almir Del Prette & Zilda A. P. Del Prette
(Organizadores)
- Quais as principais teorias sobre Habilidades Sociais?
- Qual o lugar e importância dos enfoques Comportamental, Cognitivo e Sociocognitivo no campo das Habilidades Sociais?
- Como os diferentes enfoques explicam os componentes não verbais e paralinguísticos?
- Por que e como avaliar as habilidades sociais?
- Existem inovações nos procedimentos de atendimento?
Este livro procura responder essas e outras questões, com base nos conhecimentos acumulados no campo das Habilidades Sociais.
Algumas características especiais desta publicação podem ser destacadas. Uma delas se refere à sua abrangência. Além disso, tem a participação de pesquisadores de outros países, todos especialistas nos temas que abordam. Esses autores trazem uma importante contribuição para a compreensão dos diversos aportes teóricos e metodológicos que permeiam esse campo.
Este livro é destinado a estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, bem como a todas as pessoas interessadas em aumentar seus conhecimentos sobre habilidades sociais, relações interpessoais e temas correlatos.
Editora Vozes, ISBN 978-85-326-3874-8, (3ª. ed., 1ª. em 2009)
ÍNDICE RESUMIDO
Capítulo 1 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA ÀS HABILIDADES SOCIAIS – Frank M. Gresham (Louisiana State University – Louisiana – EUA)
Capítulo 2 – ABORDAGEM COGNITIVA NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOBRE HABILIDADES SOCIAIS – – Vicente E. Caballo (Universidade de Granada), María Jesús Irurtia e Isabel C. Salazar (Universidade de Valladolid)
Capítulo 3 – CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL-COGNITIVA DE BANDURA PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS – – Fabián O. Olaz (Univ. Nacional de Córdoba)
Capítulo 4 – COMPONENTES NÃO-VERBAIS E PARALINGUÍSTICOS DAS HABILIDADES SOCIAIS – Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – Brasil)
Capítulo 5 – AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS: BASES CONCEITUAIS, INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS – Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – Brasil).