Bem estar subjetivo: um estudo comparativo entre crianças dotadas e talentosas e crianças não dotadas

França-Freitas, M. L. P., Del Prette, A., Del Prette., Z.A.P. (2019). Bem estar subjetivo: um estudo comparativo entre crianças dotadas e talentosas e crianças não dotadas. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, 39(97), 183-191

Existe uma carência de pesquisas investigando os aspectos socioemocionais de indivíduos dotados e talentosos, especificamente o bem-estar subjetivo. Diante disso, o objetivo desse estudo foi comparar o nível de bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas com o de crianças não dotadas. Participaram 394 crianças na faixa-etária de oito a doze anos. Dessa amostra geral, 269 crianças eram sinalizadas como dotadas e talentosas e 125 crianças eram identificadas como não dotadas. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC)Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças. A partir de análises descritivas e inferenciais foi possível verificar que as crianças dotadas apresentaram maior nível de bem-estar subjetivo do que as crianças não dotadas. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui com informações para compreender melhor quais as características e reais necessidades socioemocionais das crianças dotadas e talentosas. Palavras-chave: bem-estar subjetivo; dotação; talento

Subjective well-being: a comparative study between gifted children and not gifted children
There is a clear lack of studies about the socio-emotional characteristics of gifted and talented children, especially about subjective well-being. Therefore, the aim of this study was to compare the subjective well-being level of gifted and talented children with those who were ungifted. 394 children with age range between eight and twelve years participated. From this overall sample, 269 children were signed as gifted and talented children and 125 were identified as ungifted children. Participants completed the following questionnaires: Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children (MLSSC), Positive and Negative Affect Scale for Children. From descriptive and inferential analyzes it was possible to verify that the gifted children showed higher levels of subjective well-being than the ungifted children. It can be said that this research contributes with information to better understand the characteristics and real socio-emotional needs of gifted and talented children. Keywords: subjective well-being; giftedness; talent