Vieira-Santos, J., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Habilidades sociais de docentes universitários: uma revisão sistemática da literaturaActa Scientiarum, 40(3), 1-12. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/35253

A relação professor-aluno é um fator importante no processo de ensino-aprendizagem e requer do professor, entre outras competências, um repertório elaborado de habilidades sociais (HS). Este estudo é uma revisão sistemática para avaliar a produção científica sobre HS relacionados à atuação docente no ensino superior na modalidade presencial. Foram analisados 23 artigos, publicados até novembro de 2015 em seis bases de dados distintas (Scielo Brasil, PEPSIC, LILACS, Index Psi, Corpus PHS e PsycArticles), que focavam as HS e/ou componentes não verbais e paralinguísticos apresentados pelo professor em sala de aula e/ou na relação com o aluno. As HS foram avaliadas por alunos, docentes e pesquisadores e, em 47,9% dos artigos, envolveram o emprego de instrumentos validados. As classes de HS mais abordadas foram comunicação (82,6%), trabalho (52,1%) e expressão de sentimentos positivos (39,1%). Enquanto as duas primeiras classes parecem estar mais relacionadas à postura tradicional do professor, como transmissor do conhecimento, a última parece estar mais ligada à preocupação atual de que ele assuma o papel de mediador entre aluno e conhecimento, o que aponta para um processo gradual de mudanças nas HS requeridas para a atuação no ensino superior. Novas revisões podem confirmar ou refutar os dados aqui descritos. Palavras-chave: ensino superior, docentes universitários, habilidades sociais, relações interpessoais.