Relação professor-estudante na educação superior: suporte social e habilidades sociais

Vieira-Santos, J., Del Prette, A., Del Prette, Z., & Almeida, L. (2019). Relação professor-estudantena educação superior:suporte social e habilidades sociais. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(1), 1-14. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4596

Uma das tarefas do professor é criar condições para a aprendizagem e sucesso acadêmico do aluno, o que inclui a oferta de suporte social (SS). SS está relacionado à qualidade da relação estabelecida com um outro significativo que se mostra disponível para cuidar,valorizar e fortalecer a percepção de pertencimento do indivíduo. Nesse sentido, as habilidades sociais de fazer e manter amizades, empatia e solidariedade parecem estar na base dos padrões comportamentais usualmente entendidos como SS. O presente estudo investigou a avaliação que universitários brasileiros fazem da frequência com que seus professores apresentam tais habilidades. Foram analisadas as respostas fornecidas por 1406 estudantes aos 10 itens do Inventário de Habilidades Sociais Educativas do Professor Universitário –versão Aluno (IHSE-PU-Aluno) relacionados ao SS. Os dados evidenciaram que, no geral, os professores fornecem SS aos seus alunos. Contudo, ao cruzar os resultados sobre SS com características da amostra, observou-se que na percepção dos alunos: (a) professores de instituições particulares ofereciam mais SS do que os de instituições públicas; e (b) professores que desempenham a função de supervisor (estágio ou pesquisa) oferecem mais SS do que aqueles que não desempenham tal função. Uma vez que o SS oferecido pelos professores impacta na adaptação e permanência dos estudantes, importa aprofundar em futuros estudos as variáveis que afetam a sua percepção sobre o SS recebido dos professores. Palavras-chave: habilidades sociais, relação professor-aluno, suporte social, educação superior

Teacher-student relationship in higher education: social support and social skills
One of thetasks of the teacher is to create conditions for student learning and academic success, that includes offering social support (SS). SS is directly related to the quality of the relationship established with a significant other that is available to care, to appreciate and strengthen the individual’s perception of belonging. This sense, the social skills of making and keeping friendships, empathy and solidarity seem to be at the base on behavioural pattern usually understood as SS. The present study investigates the evaluation that Brazilians universities students of the frequency with which their college teachers show these skills. The responses of 1406 students to the items of the Educative Social Skills Inventory (ESSI) for College Teacher –student version (ESSI-CT-Student) related to SS were analysed. The data show that, in general, teachers make SS to their students. And, when crossing the results of the studies with characteristics of the sample, it was observed that in the students’ perception: (a) teachers of private institutions offered more SS than those of public institutions; and (b) teachers who perform the function of supervisor (internship or research) offer more SS than those who do not perform such function. Once the SS offered by the teachersimpacts on the adaptation and permanence of the students, it is important to study in depth the variables that affect their perception of the SS received from the teachers. Key-words: social skills, teacher-student relationship, social support, higher education