Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais

Cintra, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2019). Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades SociaisPsico-USF, 21 (4), Campinas Oct./Dec. 2019 Epub Dec 02. https://dx.doi.org/10.1590/1413-82712019240409

Este estudo (pesquisa-intervenção) avaliou a eficácia e efetividade de um programa semipresencial de formação continuada de professores em habilidades sociais (HS) e a relação entre as características destes (idade, tempo de formação e atuação, autoavaliação e concepções educacionais), variáveis de processo do programa (desempenho nas tarefas e manejo do ambiente virtual) e resultados obtidos (aquisição de repertório e conhecimento em HS). Participaram 11 professores do Ensino Fundamental (1º-5º ano) que responderam a inventário padronizado e questionários antes, durante e depois do programa. Destacam-se os resultados: (a) melhora no conhecimento e repertório de HS (principalmente assertivas); (b) correlações entre os três conjuntos de variáveis, tanto negativas (p. e., do envolvimento e desempenho no programa com manejo do ambiente virtual, tempo de formação, autoavaliação profissional e repertorio de HS), como positivas (p. e., entre habilidades assertivas e manejo de classe). São discutidas implicações para nivelamento/seleção de cursistas e questões de pesquisa. Palavras-chave: habilidades sociais; ensino a distância; professor

Teacher-Trainee’s Characteristics, Process and Results in a Blended Social Skills Program
This study (intervention research) evaluated the efficacy and effectiveness of a blended in-service teacher training program on social skills, and the relation between teachers’ characteristics (age, time since graduation and performance, professional self-evaluation, and educational conceptions), variables of process (performance on assessments and management of the virtual environment), and the results obtained (social skills performance and knowledge). Participants included 11 teachers from the 1st to the 5th elementary school grades, who answered a standardized inventory and questionnaires before, during and after the program. As results, we can highlight: (a) improvement in social skills knowledge and performance (mainly assertive skills); (b) correlations between the three sets of variables, both negative (for example, of the involvement and performance in the program with management of virtual environment, time since graduation, professional self-evaluation and performance of social skills), and positive (for example, between assertive skills and class management). Implications for leveling/selecting participants in future programs and research questions are discussed. Keywords: social skills; distance learning; teacher