Categorias de Necessidades Educacionais Especiais Enquanto Preditoras de Déficits em Habilidades Sociais na Infância

Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Categorias de necessidades educacionais especiais enquanto preditoras de déficits em habilidades sociais na infância. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(4), 658-669.

Esta pesquisa verificou a força preditiva de 12 categorias de necessidades educacionais especiais sobre o repertório de habilidades sociais de crianças: Autismo, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual Leve, Deficiência Intelectual Moderada, Deficiência Visual, Desvio Fonológico, Dificuldades de Aprendizagem, Dotação e Talento, Problemas de Comportamento Externalizantes, Problemas de Comportamento Internalizantes, Problemas de Comportamento Internalizantes e Externalizantes e TDAH. Cento e vinte estudantes de escolas regulares e especiais, com idades entre seis e 15 anos, foram avaliados por seus professores por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). As necessidades especiais mais fortemente preditoras para déficits de habilidades sociais foram: TDAH, Problemas de Comportamento Misto, Autismo, Problemas Externalizantes, Problemas Internalizantes e Dificuldades de Aprendizagem. Discutem-se as características específicas dessas categorias e as necessidades de aprimoramento de seu repertório de habilidades sociais. Palavras-chave: Habilidades sociais, necessidades educacionais especiais, avaliação psicológica, regressão estatística.

Categories of Special Educational Needs as Predictors of Social Skills Defi cits in Childhood. This study verifi ed the predictive force of 12 categories of special educational needs on the social skills repertoire of children: Autism, Hearing Impairment, Mild Intellectual Disabilities, Moderate Intellectual Disabilities, Visual Impairment, Phonological Disorder, Learning Disabilities, Giftedness and Talent, Externalizing Behavior Problems, Internalizing Behavior Problems, Internalizing and Externalizing Behavior Problems and Attention Defi cit Hyperactivity Disorder. One hundred and twenty students from regular and special schools, aged between six and 15 years, were assessed by their teachers using the Social Skills Rating System. The special needs which strongly predicted social skills defi cits were: Attention Defi cit Hyperactivity Disorder, Internalizing and Externalizing Behavior Problems, Autism, Externalizing Behavior Problems, Internalizing Behavior Problems and Learning Disabilities. Specifi c characteristics of these categories and the needs to improve their social skills repertoire are discussed. Key-words: Social skills, special educational needs, psychological assessment, statistical regression