Habilidades sociais e depressão na adolescência: Uma revisão da literatura

Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette Z. A. P. (2014). Habilidades sociais e depressão na adolescência: Uma revisão na literatura. Acta comportamentalia, 22(4), 469-482.

A presente pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema depressão na adolescência e habilidades sociais, em termos de características bibliográficas, metodológicas e de resultados dos artigos completos disponíveis para download. As bases de dados consultadas foram: Lilacs, PsycINFO, Scielo, MEDline, Redalyc, Web of Science e Gale, cobrindo o período de 1990 a 2012. Os artigos encontrados foram lidos na íntegra, descritos e analisados, a partir de um protocolo que abrangeu as seguintes categorias: Bibliografia, Objetivos e Amostra, Método e Resultados. Foram encontrados 28 artigos, sendo a maioria de pesquisas empíricas, produzidas no exterior, com delineamentos pré-experimentais, uso de instrumentos de autorrelato, objetivos de predizer variáveis e predominando o foco nas classes de habilidades sociais de assertividade, comunicação e abordagem afetiva. A conclusão apontou para a necessidade de pesquisas com essa temática, visando contribuir na identificação das habilidades sociais que constituem fatores de proteção à depressão dessa população e cujos déficits podem ser fatores de risco. Palavras-chaves: depressão, habilidades sociais, adolescentes, revisão de literatura, transtornos mentais.

Social skills and depression in adolescence: A literature review. This research aimed to review on the theme depression in adolescence and social skills considering the identification of characteristics of the bibliography, method and studies’ results found. The databases consulted in order to do the research were Lilacs, PsycINFO, Scielo, MEDline, Redalyc, Web of Science and Gale, covering the period 1990 to 2012. The articles met were read entirely, described and analyzed, from a protocol that included the following categories: Bibliography, Objective and Method, Results. Twenty-eight articles were found, the biggest part of the empirical searches, conducted abroad, with pre-experimental designs, emphasizing the use of self-report instruments, aiming the prediction of variables and, among the classes of social skills investigated, the assertiveness, communication and affectionate approach appeared more frequently. The conclusion pointed to the need of research with this theme, aiming to contribute in the identification of the Social Skills that constitute protection factors to depression of this population and which deficits can be risk factors. Key-words: depression, social skills, adolescents, literature review, mental disorders.