Desempenho social de pré-escolares em situações estruturadas: Estimativas de mães e professoras

Dias, T. P., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Desempenho social de pré-escolares em situações estruturadas: Estimativas de mães e professoras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33, 1-9. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3335 

Identificar variáveis que influenciam a avaliação de comportamento infantil tem implicações para diagnóstico e intervenção psicológica. Buscou-se avaliar a estimativa de mães e professoras sobre desempenho social de crianças com e sem comportamentos-problema em cinco situações sociais estruturadas, analisando convergências e divergências (subestimações e superestimações) entre informantes e entre estimativa dos informantes e desempenho apresentado, além de diferenças entre situações nesses indicadores. Participaram 26 crianças de quatro grupos: com comportamentos-problema internalizantes (CPI), externalizantes (CPE), mistos (CPM) e com habilidades sociais (CHS). Os resultados indicaram: maior convergência para o grupo CHS; maior divergência tipo subestimação para o CPI e para situação Defende seus próprios direitos, bem como superestimação no CPM. São discutidas implicações para pesquisa, prática clínica e educacional na Psicologia. Palavras chaves: competência social, distúrbios de comportamento, estimativa, métodos de observação, pré-escolares.

Social Performance’s Preschoolers in Structured Situations: Estimation of Mothers and Teachers. Identifying variables that may influence the evaluation of behaviors in children has implication to diagnostic and psychological intervention. This study focused the mothers’ and teachers’ estimative about the social performance displayed by children with, and without behavior problems in five structured social situations, analyzing convergences and divergences (underestimation and overestimation) between informants and between estimative of informants and recorded performance, besides differences among situations in relation to indicators. Twenty-six children were divided into four groups: internalizing behavior problems (CPI), externalizing (CPE), mixed (CPM), and with social skills (CHS). The results indicated: more convergence to CHS group; more divergence associated with underestimation to CPI and to situation of defending one’s own rights, as also overestimation to CPM group. Implications to research, clinical, and educational practices were discussed. Keywords: social competence, behavior disorders, estimation, observation methods, preschoolers.