Kirchner, L. F., Benitez, P., Tamatsu, D. I. B., Ribeiro, G. W., Vargas, V. M., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Habilidades Sociais Educativas em Mães de Crianças/Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1. Revista de Psicologia, 8 (2), 155-164.
A descoberta de uma doença crônica na infância, bem como a rotina do seu tratamento, pode impactar na forma como os pais interagem com seus filhos e consequentemente nos resultados de saúde da criança. Este estudo comparou as Habilidades Sociais Educativas de mães de crianças e adolescentes com e sem Diabetes Mellitus Tipo 1. Utilizou-se como medida de avaliação o Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Pais (IHSE-Pais), o Critério de Classificação Socioeconômica Brasil e o Controle Glicêmico (HbA1C) obtido pelo prontuário médico. Os resultados mostraram que as HSEs de mães de crianças e adolescentes com e sem diabetes não são significativamente diferentes, no entanto, no grupo de mães com filhos diabéticos, as variáveis idade da mãe e do filho, tempo em tratamento e Controle Glicêmico (HbA1C) apresentaram correlações positivas e negativas com diferentes fatores do IHSE-Pais. Os dados são discutidos em suas implicações para intervenções junto aos familiares de crianças com diabetes e doenças crônicas em geral. Palavras-chave: educação parental; diabetes mellitus tipo 1; infância e adolescência.
Social Educational Skills in mothers of children/teens witch type 1 Diabetes Mellitus. The discovery of a chronic illness in childhood, as well as the routine of treatment, can impact on how parents interact with their children and consequently on the outcomes of the child’s health. This study compared mothers Educational Social Skills of children and adolescents with or without Diabetes Mellitus Type 1. The assessment was done considering: Educational Social Skills Inventory to parents (IHSE-Pais), Classification Criterion Socioeconomic Brazil and the Glycemic Control (HbA1C) obtained by medical records. The results showed the ESS mothers of children and adolescents with or without diabetes are not significantly different, however, in the group of mothers with diabetic children, the variables age of mother and age of child, time of treatment and glycemic control (HbA1C) showed positive and negative correlation with the different factors of the IHSE-Pais. Data was discussed regarding its implications for intervention with diabetic children’s families and chronic diseases in general. Keywords: Key words: parental education; type 1 diabetes mellitus; childhood and adolescence.