Rosin-Pinola, A. R., Marturano, E. M., Elias, L. C. S., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Educação Especial, 30(59), 737- 750. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X

A atuação do professor na escola requer formação e suporte para planejar e intervir em situações que promovam comportamentos sociais com todos os estudantes, incluindo os com deficiência. Nesse estudo, objetivou-se avaliar as habilidades sociais educativas dos professores antes e depois de passarem por um Programa de formação em Habilidades Sociais Educativas (PHSE). Participaram 40 professores do Ensino Fundamental 1, de escolas públicas do interior paulista, 10 pertencentes à turma A e 30 à turma B. Considerando o tamanho do segundo grupo, foram implementadas estratégias tais como: realizarem as atividades de casa por escrito sendo estas entregues no encontro seguinte, e também foi disponibilizada a comunicação por e-mail com a pesquisadora, tanto para tirar dúvidas quanto para pedir ajuda em relação à implementação das atividades em sala. O programa aconteceu em horário de trabalho coletivo, com oito encontros de duração média de uma hora e meia. A análise evidenciou que a turma A apresentou melhoras significativa em Explicar e avaliar de forma interativa e uma tendência de melhora em Selecionar conteúdos e Organizar ambiente físico. A turma B apresentou melhoras significativas em todos os fatores das duas escalas. Sugere-se que a estrutura modificada do programa para a turma B, mostrou-se mais eficaz e que o tamanho da amostra pode ter influenciado a sensibilidade do teste estatístico. Discute-se a possibilidade de programas desse tipo para professores serem utilizados como forma de promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Palavras chave: Habilidades Sociais Educativas; Formação de professores; Educação inclusiva.

Teaching educational social abilities to teachers in the context of educational inclusion. The teacher’s performance in the school requests formation and support to plan and to intervene in situations that promote social behaviors with all the students, including those with disability. In this study, it was aimed to evaluate the teachers’ educational social abilities before and after they were submitted to a formation Program in Educational Social Abilities (PESA). 40 teachers of Elementary School from public schools, 10 belonging to the group A and 30 to the group B, participated in the experiment. Considering the size of the second group, strategies of accomplishing the written home activities to be presented in next meeting were implemented. Besides, the communication with the researcher by e-mail in order to put an end to doubts as well as to request support to carry out the activities in classroom. The program was performed during the time reserved to collective work, with eight meetings of about one hour and half. The results showed that the group A presented significant improvement in Explaining evaluating interactive way and a tendency to improvement in Selecting contents and Organizing physical environment. The group B presented significant improvements in all factors of the two scales. The modified structure of the program for the group B may have motivated greater effectiveness. Besides, the sample size may have influenced the sensibility of the statistical test. The possibility to use this type of programs with teachers in order to promote students’ socio-emocional development is discussed. Keywords: Educational Social Abilities; Teacher formation; Inclusive education.