Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online), 31, 321-330.

Este estudo realizou uma caraterizacão do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças e avaliou a força preditiva das habilidades sociais para problemas de comportamento. Participaram 220 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, bem como seus pais ou responsáveis, que responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). A amostra apresentou escores coerentes com a norma para habilidades sociais e problemas de comportamento, sendo que os internalizantes, segundo os pais ou responsáveis, foram mais frequentes. Adicionalmente, as habilidades sociais de maior peso preditivo foram as de Responsabilidade (na autoavaliação) e as de Autocontrole e Civilidade (na avaliação de pais ou responsáveis). Os resultados foram discutidos em termos de suas implicações para a promoção de habilidades sociais como mecanismo preventivo de problemas comportamentais. Palavras-chave: habilidades sociais, problemas de comportamento, crianças em idade escolar.

Social Skills as Predictors of Problem Behavior in School Children. This study realized a characterization of social skills and behavior problems in children and evaluated the predictive power of social skills for behavior problems. The participants were 220 children, from 3rd to 6th grade of Elementary School, and their parents or guardians, who responded to the Assessment of Social Skills (SSRS-BR) system. The sample scores were consistent with the norm for social skills and behavior problems, and according to the parents or guardians, the internalizing were more frequent. Also,Responsibility (in the self-assessment) and Self-control and Civility (in the assessment by parents or guardians) were the social skills with the greatest predictive power. The results were analyzed in terms of their implications for the promotion of social skills as a preventive mechanism for behavioral problems in school children. Keywords: social skills, behavior problems, school-age children.