Dias, T. P., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Promoção de automonitoria em crianças pré-escolares: impacto sobre o repertório social. Acta Comportamentalia, 23, 273-287.

A automonitoria constitui a base da competência social e, por isso, tem possível efeito concorrente sobre problemas de comportamento na infância. Uma vez que a literatura apresenta uma escassez de publicações sobre intervenções e estratégias para promover a automonitoria, este estudo analisou os efeitos de uma intervenção de 12 sessões individuais, junto a pré-escolares, que combinou, em cada sessão, dois procedimentos: (1) treino em análise das contingências, com base em interações sociais ilustradas por desenhos (RIAM-I) e com discussão da adequação das alternativas de resposta passiva, agressiva e habilidosa; (2) exposição a contingências em situações estruturadas de desempenho, com demanda para a habilidade previamente discutida. Participaram 17 crianças, sendo nove do grupo de intervenção (GI) e oito do grupo de comparação (GC). Foram efetuadas avaliações antes e após a intervenção, como também avaliações de seguimento (follow-up) para os indicadores de automonitoria (RIAM-A), habilidades sociais e comportamentos-problema (PKBS-BR, respondido por mães e professoras) e competência social (desempenho em situações estruturadas). A intervenção produziu melhoras no GI (pré para pós-teste, mantidas no seguimento), em automonitoria, habilidades sociais e competência social, mas não alterou comportamentos-problema. São discutidas as implicações para avaliação e intervenção em habilidades sociais. Palavras-chave: automonitoria, treinamento de habilidades sociais, competência social, comportamentos-problema, pré-escolares.

Improving self-monitoring in preschoolers: Impact on the social repertoire. Self-monitoring constitutes the basis of social competence, and therefore, it can have concurrent effect on childhood behavior problems. Provided that the literature presents few publications on interventions and strategies to promote self-monitoring, this study evaluated the effects of a 12-session intervention with preschool children which combined two procedures: (1) training in analysis of contingencies, based on social interactions illustrated by drawings (RIAM -I) with discussion of the appropriateness of alternative passive, aggressive, and skillful responses: (2) exposure to contingencies in structured performance situations, with demand for abilities that were previously discussed. Participants were 17 preschoolers, nine of the intervention group (IG) and eight of the comparison group (CG). There were evaluations before and after the intervention, as well as in follow-up with respect to indicators of self-monitoring (RIAM – A), social skills and problem behaviors (PKBS-BR, answered by mothers and teachers), and social competence (performance in structured situations). The intervention produced improvements in IG (pre to post-test, and maintenance in follow-up) with respect to self-monitoring, social skills and social competence, but it did not change problem behaviors. The implications for assessment and intervention in social skills are discussed. Keywords: self-monitoring, social skills training, social competence, behavior problems, preschoolers.