Habilidades sociais educativas: revisão sistemática da produção brasileira

Vieira-Santos, J., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2018). Habilidades sociais educativas: revisão sistemática da produção brasileira. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(1), 45-63.

A expressão “habilidades sociais educativas” (hse) refere-se aos comportamentos sociais voltados para promover desenvolvimento e aprendizagem do outro. Este estudo visou examinar como a expressão tem sido investigada na literatura brasileira. Buscas nas bases Scielo, Lilacs, Index Psi, Pepsic, Periódicos capes, Corpus e Google Acadêmico resultaram em 45 artigos que foram examinados em relação ao ano, autoria, periódico, definição e avaliação de hse, participantes e região onde ocorreu a coleta. Os dados demonstraram: (i) quatro situações distintas de uso da definição; (ii) quantidade maior de estudos empíricos do que teóricos; (iii) uso predominante de instrumento de relato; (iv) existência de um único instrumento normatizado,apesar da diversidade dos instrumentos identificados; (v) predomínio de estudos sobre a relação pais/cuidadores-filhos; e (vi) concentração das publicações em torno de determinados grupos de pesquisa. Como o mapeamento restringiu-se a artigos publicados em periódicos, sugerem-se pesquisas adicionais com outros tipos de publicações e, possivelmente, explorando análises alternativas. Palavras-chave: habilidades sociais educativas, revisão de literatura, produção brasileira

Educative Social Skills: A Systematic Review of Brazilian Production. The expression “Educative Social Skills” (ess) refers to social behaviors to promote development and learning of the other. This study aimed to examine how the expression has been used in Brazilian research literature. Searches on the Scielo, Lilacs, Index Psi, Pepsic, CAPES Journals, Corpus, and Google Scholar data bases recovered 45 papers that were analyzed by publication year, authorship, journal quality, definition and evaluation of ESS, sample, and region of participants. The results showed: (i) four different situations where ESS was used; (ii) more empirical than theoretical studies; (iii) the predominant use of reporting tools for data collection; (iv) just one standardized scale, despite the diversity of instruments identified; (v) the predominance of studies on parent or caregiver-child relationships; and (vi) a concentration of publications around few research groups. As the mapping was restricted to articles published in journals, additional research with other types of publications and possibly exploring alternative analyses are suggested. Keywords: Educative social skills, literature review, Brazilian papers