Habilidades Sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção

Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette
(Organizadores)

HSDA


Este livro trata do desenvolvimento e das relações interpessoais e é resultado do primeiro encontro do grupo Relações Interpessoais e Competência Social, no Encontro Bienal da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) que ocorreu em Águas de Lindóia, em 2002.

Os estudos aqui apresentados, embora tenham questões e recortes diferenciados, se tocam em muitos aspectos e, algumas vezes, se integram e se complementam, sendo de interesse para diferentes disciplinas da Psicologia, (Escolar, Desenvolvimento, Clínica) e também da Pedagogia, Educação, Ciências Sociais etc. bem como a todos que se preocupam com o tema das relações humanas.

Editora: Alínea www.atomoealinea.com.br
ISBN 85-7516-065-6
Leia resenha deste livro

SUMÁRIO

PARTE 1 – QUESTÕES CONCEITUAIS

Capítulo 1 – Estilos parentais e comportamento antissocial (Paula Inez Cunha Gomide)

Capítulo 2 – Comportamento antissocial infantil: Questões teóricas e de pesquisa (Maria Luiza Marinho)

Capítulo 3 – Aprendizagem socioemocional na infância e prevenção da violência: Questões conceituais e metodologia da intervenção (Almir Del Prette e Zilda A. Pereira Del Prette)

Capítulo 4 – Inteligência social como vertente cognitiva da competência social (Eliane Gerk-Carneiro)

Capítulo 5 – As habilidades sociais do terapeuta cognitivo-comportamental na interação com pacientes difíceis (Eliane Mary de O. Falcone)

PARTE 2 – AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

Capítulo 6 – Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Teoria e pesquisa sob um enfoque multimodal (Zilda A. Pereira Del Prette e Almir Del Prette)

Capítulo 7 – Avaliando a competência social de pacientes psiquiátricos: Questões conceituais e metodológicas (Marina Bandeira)

Capítulo 8 – Treino de habilidades sociais em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: Analise empírica de uma proposta de atendimento (Daniela Montesano Baraldi e Edwiges F. de Mattos Silvares)

Capítulo 9 – O desenvolvimento socioemocional e as queixas escolares (Edna Maria Marturano e Sonia Regina Loureiro)

Capítulo 10 – Estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais em idade escolar (Suzane Schmidlin Löhr)