Psicologia das HS: Terapia, Educação e Trabalho

Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette

image_mini4Em pleno limiar do terceiro milênio, entre tantos problemas não solucionados, os de convivência humana alcançam uma dimensão no mínimo preocupante. Em todas as sociedades constatam-se conflitos interpessoais, alguns de caráter devastador, fartamente exibidos pela mídia. Na Psicologia, essas questões têm sido abordadas sob diferentes denominações como assertividade, competência social, inteligência emocional e comunicação interpessoal, entre outras, que fazem parte da área mais abrangente das Habilidades Sociais.

Este é o primeiro livro escrito por autores brasileiros sobre a Psicologia das Habilidades Sociais, possibilitando ao leitor uma compreensão dos principais conceitos, das alternativas terapêuticas e educacionais de avaliação e de intervenção e o contato com a literatura clássica e atual nesta temática e outras afins. O livro reflete destina-se a psicólogos, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e todos interessados nas relações interpessoais.

Originalmente publicado em 1999, com o título Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e educação, trata-se da primeira obra sobre essa temática produzida em nosso país. Considerando o interesse que vem despertando e, também, o fato de ser utilizado como texto de referência em várias disciplinas, a trajetória deste livro é bastante positiva. Pode-se mesmo creditar parte do crescimento da área das Habilidades Sociais no Brasil a essa obra, que também foi traduzida para o espanhol e publicada no México pela Editorial Manual Moderno.

Esta quarta edição traz a inserção da palavra trabalho no subtítulo, passando a denominar-se Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia, Educação e Trabalho. Essa alteração foi sugerida por leitores de edições anteriores. Curiosamente, logo após o lançamento da primeira edição, um colega relatou utilizar o livro em estágio nas disciplinas, organizacional e administração. Nessa oportunidade sugeriu esse acréscimo no título, justificando que muitos profissionais desconheciam essa abrangência e, por conseguinte, poderiam não utilizar o livro. Na ocasião preferimos aguardar algum tempo para, de fato, verificar se isso ocorria. Esse colega estava certo! Outros profissionais também fizeram comentários semelhantes. Com um certo atraso, essa sugestão está sendo aceita. Outras pequenas alterações foram implementadas, como mudança na capa e em alguns comentários na contracapa.

Editora Vozes (Petrópolis: RJ) ISBN: 85.326.2142-2

Ver Resenha 1 e Resenha2

ÍNDICE

PARTE I – HABILIDADES SOCIAIS: HISTÓRIA, CONCEITOS E DESENVOLVIMENTO
Capítulo 1 – O desenvolvimento das Habilidades Sociais
Capítulo 2 – Bases históricas do Treinamento de Habilidades Sociais
Capítulo 2 – Modelos explicativos da área de Treinamento de Habilidades Sociais
Capítulo 4 – Definições e conceitos da área de Treinamento de Habilidades Sociais
Capítulo 5 – Componentes das Habilidades Sociais

PARTE II – AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS
Capítulo 6 – Avaliação do desempenho social
Capítulo 7 – Técnicas do Treinamento de Habilidades Sociais
Capítulo 8 – Estrutura e dinâmica do Treinamento de Habilidades Sociais
Capítulo 9 – Aplicações do Treinamento de Habilidades Sociais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS