IHSA-Del-Prette

Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes : Manual de apliação, apuração e interpretação. Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette. Editora Casa do Psicólogo – 1a. Edição em 2009

OBS.: Apuração informatizada online

IHSA-Del-Prette destina-se à população adolescente de 12 a 17 anos de idade. Trata-se de instrumento de autorrelato, que permite avaliar o repertório de habilidades sociais de adolescentes em um conjunto de situações interpessoais cotidianas, em dois indicadores: a frequência e a dificuldade com que reagem às diferentes demandas de interação social.

As possibilidades de aplicação do IHSA-Del-Prette apontam para seu uso nos contextos de Psicologia Clínica, da SaúdeEscolarSocial e de Orientação Vocacional e Profissional.

Descrição padronizada

Extraída de:

Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). Petrópolis: Vozes.

O IHSA-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2009) é um instrumento de autorrelato, para avaliação de habilidades sociais de adolescentes, referenciado à norma em termos de percentis, analisado e aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. É disponibilizado em forma de uma caixa contendo manual impresso, fichas de aplicação e apuração, com opção de apuração informatizada online. É composto por 38 itens que contemplam habilidades de relacionamento com diferentes interlocutores (parceiro/a afetivo-sexual, pais e irmãos, colegas, amigos, pessoas de autoridade, desconhecidos ou não especificados) que são requeridas em contexto público (escola, trabalho, lazer, consumo), privado (familiar e íntimo) ou não especificado. Em cada item, o adolescente é solicitado a julgar (a) sua dificuldade em apresentar a reação indicada no item; (b) a freqüência com que apresenta aquela reação. As respostas são assinaladas em escala tipo Likert, produzindo escore geral de dificuldade e um de frequência. Além disso, produz escores em seis subescalas:

• F1 – Empatia
  • F2 – Autocontrole
  • F3 – Civilidade
  • F4 – Assertividade
  • F5 – Abordagem Afetiva
  • F6 – Desenvoltura Social.

Ficha Ténica do IHSA-Del-Prette

Faixa de utilização

Adolescentes de 12 a 17 anos.

Material

Manual com fundamentação teórica na área, descrição do instrumento, instruções para aplicação, apuração e interpretação do IHSA-Del-Prette, Caderno de aplicação com os itens, Folha de Resposta e Fichas de Apuração.

Forma de Aplicação e aplicação

Aplicação Individual e/ou coletiva em papel.

Apuração INFORMATIZADA ONLINE no site da Editora.

Tempo de aplicação

Não há limite de tempo pré-definido. A média utilizada pelos adolescentes tem sido de 30 minutos.

Padronização

Grupo amostral de 1172 sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre 12 a 17 anos.

Descrição

O IHSA-Del-Prette é um instrumento de fácil aplicação que permite avaliar as habilidades sociais de adolescentes em contextos públicos (escola, trabalho, lazer, consumo), privados (familiar e íntimo) e não especificados, indicado para uso principalmente nos campos da Saúde, Clínica, Educação, Trabalho e preparação profissional.

Dados psicométricos

Foram efetuados estudos de análise de itens (correlação item total e índices de discriminação), consistência interna (Alfa de Cronbach = .896 para a escala total e de 0,820 a 0,615 para as subescalas, todos com p<,001, para os escores baseados na freqüência; Alfa de Cronbach=.904 para a escala total e de 0.511 a .866 para as subescalas), estabilidade teste-reteste (r=0,844; p<0,001, para freqüência e ) e outros estudos adicionais validade e confiabilidade. A análise de componentes principais revelou uma estrutura de seis subescalas (fatores) que reúnem habilidades sociais de: (1) Empatia; (2) Autocontrole; (3) Civilidade; (4) Assertividade; (5) Abordagem afetiva; (6) Desenvoltura social. Há outros estudos comparando os resultados com outras variáveis e comparando os indicadores de dificuldade e freqüência.

Normas

Podem ser obtidos escores de freqüência e de dificuldade. As normas e as principais propriedades psicométricas foram elaboradas com base nos indicadores de freqüência. O escore total e os escores de cada subescala, obtidos no grupo amostral, foram convertidos em percentis para o sexo masculino e feminino em duas faixas etárias: de 12, 13 e 14 anos, e de 15, 16 e 17 anos. Com essa informação é possível comparar o resultado de qualquer indivíduo com os escores do grupo de referência.