Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia entrevista Almir e Zilda A. P. Del Prette

(2011) O campo das Habilidades Socias no Brasil. Entrevista com Almir e Zilda A. P. Del Prette à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

As relações interpessoais têm passado por grandes transformações nas últimas décadas e com isso o interesse em estudar esta temática vem aumentando consideralvemente. Várias áreas do conhecimento têm se proposto a investigar esse fenômeno, com destaque para o campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS).

No Brasil, são vários os pesquisadores interessados nesse campo de conhecimento, entre eles, Almir e Zilda Del Prette que, nos últimos anos vêm se dedicando com exclusividade à investigação desse tema. Esses pesquisadores foram os responsáveis pelas primeiras publicações sobre habilidades sociais em nosso país e ultimamente ambos têm incentivado a criação de grupos de pesquisadores em outras universidades. Uma das formas desse incentivo tem se concretizado por meio da coordenação do grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS – http://www.rihs.ufscar.br) e do Grupo de Trabalho (GT) Relações Interpessoais e Competência Social, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP – http://www.anpepp.org.br).

Esse GT congrega vários grupos de pesquisa sobre habilidades sociais no Brasil. Os líderes desses grupos reúnem-se a cada dois anos em um evento organizado pela ANPEPP, no qual discutem e delimitam os diferentes objetos de pesquisa e planejam atividades de divulgação científica como congressos, simpósios, encontros, publicações em parceria para os dois anos seguintes a esse evento.

Todo esse movimento tem contribuído para que o Brasil seja o país da América Latina com maior número de publicações e pesquisadores na área de Habilidades Sociais. De acordo com o estudo bibliométrico sobre a produção científica desse campo teórico-prático das habilidades sociais na América Latina, de Nilsson, Suarez e Olaz (s.d.), o país é responsável por cerca de 72% dessa produção. O estudo mostra também que, entre os autores com maior número de publicações, cinco deles são brasileiros e um argentino, sendo que Almir e Zilda Del Prette são os pesquisadores com maior número de trabalhos publicados no Brasil, o que já vinha sendo também apontado em outros estudos nacionais (BOLSONI-SILVA; DEL PRETTE; DEL PRETTE; FUMO; MANOLIO, BELLO; HAYASHI, 2009; MONTAGNER; BANDEIRA; DEL PRETTE, 2006; MURTA, 2005).

Apesar da alta produção na área de habilidades sociais no contexto brasileiro, foi na última década que se observou um maior avanço na literatura dessa área. Com isso, muitas questões ainda persistem e, com o objetivo de esclarecer alguns aspectos históricos, conceituais, metodológicos e práticos que permeiam o campo das Habilidades Sociais, foi realizada esta entrevista com os pesquisadores Almir e Zilda Del Prette. A entrevista foi dividida nas três seções que se seguem: (1) Histórico da área; (2) Aspectos teórico-práticos do THS; (3) O futuro do campo das HS no país.

Entrevista completa em: http://www.revispsi.uerj.br/v11n2/artigos/html/v11n2a12.html