Tratamento de choque

Tratamento de choque

Título em português  Tratamento de choque
Título em inglês Anger Management
Diretor Peter Segal
Principais atores e personagens Jack Nicholson/Dr. Buddy Rydell, Adam Sandler/Dave Buznik e Marisa Tomei/Linda.
Ano de lançamento 2003
Produção Barry Bernardi, Derek Dauchy, Todd Garner, Jack Giarraputo, John Jacobs e Joe Roth

Maria Luiza Freitas França – Pesquisadora do Grupo RIHS/UFSCar – Doutoranda do PPGPsi/UFSCar
E-mail

SINOPSE

Após um mal entendido a bordo de um avião, o executivo Dave Buznik (Sandler) é obrigado por lei a fazer uma terapia intensiva contra agressividade com o especialista Doutor Buddy Rydell (Nicholson). O método pouco ortodoxo de terapia de Buddy é baseado no confronto e no atrito e Dave fica completamente desconcertado diante das situações que terá que enfrentar.

PRINCIPAIS SITUAÇÕES INTERPESSOAIS

O personagem principal (Dave) não exterioriza suas opiniões em toda e qualquer oportunidade e com isso passa por situações humilhantes. Dave deveria ser assertivo nessas situações, mas não apresenta este comportamento vivenciando as conseqüências desagradáveis resultantes dos déficits em seu repertório de habilidades sociais. Alguns exemplos de cenas são: alguém senta em sua poltrona no avião, ele permite e senta ao lado de um passageiro que não o deixa dormir; ele pede desculpa ao chefe mesmo tendo razão; o amigo da namorada o ridiculariza e ele não responde. Com o tratamento ele passa a expor seus sentimentos bem como demonstrar assertividade, autocontrole e resolver seus problemas.

POR QUÊ ASSISTIR?

Nas divertidas cenas pode-se verificar as tentativas sem sucesso de autocontrole e os déficits em assertividade do personagem principal. As conseqüências de seus atos ficam evidentes quando ele não resolve seus problemas ou não expõe suas opiniões e sentimentos. É interessante acompanhar as aquisições de repertório de habilidades sociais resultantes do tratamento o qual ele se submete.