Treinamento de Habilidades Sociais: Avaliação de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional para Universitários de Ciências Exatas

Lopes, D. C., Dascanio, D., Ferreira, B. C., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Treinamento de habilidades sociais com universitários de ciências exatas. Interação em Psicologia, 21(1), 55-65.

A valorização das relações interpessoais no trabalho tem trazido novas demandas para a formação profissional universitária, especificamente, em relação ao ensino e desenvolvimento de habilidades interpessoais aliadas às habilidades acadêmicas e técnicas. Este estudo avaliou um programa de treinamento de habilidades sociais com universitários de cursos de Ciências Exatas. Participaram 35 estudantes, sendo 23 homens e 12 mulheres, distribuídos em três diferentes grupos consecutivos de intervenção. A avaliação do repertório de habilidades sociais foi realizada com o Inventário de Habilidades sociais (IHS), antes, em uma sessão intermediária, imediatamente após o programa e três meses ao término da intervenção. Tanto nas análises de grupo como nas individuais foi possível observar aquisições em habilidades sociais e manutenção delas, especialmente no Escore Total e nas subescalas F1 – Enfrentamento com risco e F4 – Autoexposição a desconhecidos ou situações novas. Os resultados indicaram eficácia e efetividade de um programa de desenvolvimento profissional interpessoal para universitários em transição para o mercado de trabalho e sugere novas questões de pesquisa. Palavras-chaves: treinamento de habilidades sociais; relações de trabalho; universitários; ciências exatas

Social Skills Training: Evaluation of an Interpersonal Professional Development Program for undergraduates of Exact Sciences courses. The importance of interpersonal work relationships has brought new demands for the professional development of college students, specifically, in relation to the teaching and development of interpersonal skills coupled with academic and technical skills. This study evaluated a social skills training program with students from Exact Sciences careers. Participants were 35 undergraduates, 23 males and 12 females, distributed in three different groups of consecutive interventions. The students were evaluated with Social Skills Inventory (IHS) before, in a intermediate session, immediately after and three months after the intervention program. The analysis in group and individually showed significant acquisitions in social skills and their maintenance, especially in the total score and F1 – Self-affirmation when coping with risk and F4 – Exposure of self with strangers and in new situations subscales of social skills. These results indicated the efficiency and effectiveness of an interpersonal professional development program for undergraduates in transition to labor market and suggest new research questions. Keywords: social skills training; work relationship; undergraduates; exact sciences careers